17/04/2023 às 10h55min - Atualizada em 17/04/2023 às 10h55min

Mais um filme brasileiro confirmado no Festival de Cannes 2023

O filme Levante, da diretora Lillah Halla, vai representar o Brasil na Semana da Crítica de Cannes

Com edição da Redação Belem.com.br
Adoro Cinema
Reprodução

O cinema brasileiro estará bem representado no Festival de Cannes em 2023, que acontece entre 16 e 27 de maio, com três filmes presentes na lista oficial divulgada recentemente. Para nossa alegria, mais uma produção brasileira vai fazer parte do festival: Levante, filme selecionado para a Semana da Crítica, uma mostra paralela de Cannes.


Para quem não sabe, a Semana da Crítica de Cannes é um festival de cinema paralelo selecionado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, e ocorre entre 17 e 25 de maio. O brasileiro Levante, da diretora Lillah Halla, é um dos concorrentes ao prêmio principal. Ele conta a história de uma adolescente campeã de vôlei que descobre que está grávida e, ao decidir recorrer ao abordo, cai em conflito com a proibição do aborto no Brasil.


Audrey Diwan, diretora francesa que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza de 2021 com O Acontecimento, presidirá o júri da Semana da Crítica ao lado do ator alemão Franz Rogowski, o programador de Sundance Kim Yutani, o diretor de fotografia português Rui Poças e o jornalista indiano Meenakshi Shedde.


Filmes brasileiros no Festival de Cannes 2023


Em 2023 teremos três filmes brasileiros na seleção oficial do Festival de Cannes 2023.


O novo filme de Karim Aïnouz, Firebrand, vai disputar a Palma de Ouro e conta com Jude Law e Alicia Vikander no elenco. Lembrando que o diretor venceu a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes por A Vida Invisível em 2019. Kleber Mendonça Filho, que levou o Prêmio do Júri em Cannes por Bacurau em 2019, volta ao festival com seu novo filme Retratos Fantasmas, exibido fora de competição.


Por último, e nem por isso menos importante, A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, será exibido na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar). Eles também foram premiados no Festival de Cannes anteriormente por Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos em 2018, com o Prêmio Especial do Júri da mostra Un Certain Regard.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?