18/04/2023 às 13h34min - Atualizada em 18/04/2023 às 13h34min

Dia Nacional do Livro Infantil: entenda os benefícios que a leitura traz para os pequeninos

O hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento da garotada

Paloma Lobato
Freepik.com

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e a data tem como finalidade ressaltar a importância da leitura para as crianças e o quanto é essencial ter obras destinadas aos pequeninos, uma vez que a leitura ajuda no desenvolvimento de vários aspectos importantes para o aprendizado na infância. 


O dia 18 de abril foi escolhido para comemorar a data em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado como o "pai da literatura infantil", por ter sido o pioneiro na dedicação à produção infanto-juvenil. Uma de suas obras mais conhecidas é o "Sítio do Pica-Pau Amarelo", que encanta os pequenos leitores há gerações. 


O hábito da leitura é fundamental, não apenas no dia de hoje, mas em todos os outros dias. Na infância, o incentivo à prática é de suma importância. Pensando nisso, listamos alguns benefícios que a leitura traz para o desenvolvimento dos pequenos. 


Entre as principais vantagens de incentivar a leitura estão o aumento da concentração, desenvolvimento da compreensão, desperta o lado criativo e a imaginação das crianças, além de aumentar o vocabulário. Outros benefícios são o desenvolvimento da leitura e da fala, assim como a promoção dos sentimentos e emoções. 


Incentivo faz toda a diferença


Como já falamos, a leitura traz diversos benefícios para o dia a dia das crianças. Mas é importante manter o incentivo para esses pequenos adotarem a prática da leitura, principalmente em tempos onde a tecnologia tem falado mais alto. Quanto mais cedo as crianças entrarem no universo dos livros, mais fácil será para manter a prática ao longo da vida. 


A dica é buscar estabelecer esse costume de maneira gradual, oferecendolivros menores e mais simples no começo. Com o tempo, pode ir evoluindo até alcançar obras maiores e mais complexas. Seja qual for a escolha, priorize, sempre, a leitura para a criançada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?