19/04/2023 às 13h25min - Atualizada em 19/04/2023 às 13h25min

Dia dos Povos Indígenas: confira 5 expressões que devem ser banidas do seu vocabulário

A data é importante para combater preconceitos contra a população indígena

Paloma Lobato
Freepik.com

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado  nesta quarta-feira, 19 de Abril. A data tem a finalidade de celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros, além de estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários. A celebração visa, ainda, combater preconceitos contra essa população.


Por falar em preconceitos, o dia 19 de abril também pode ser visto como uma excelente oportunidade de quebrar diversas expressões e crenças equivocadas sobre os povos indígenas que, por muito tempo, são empregadas no vocabulário da população e acabam perpetuando a discriminação contra os povos originários.


Pensando nisso, destacamos algumas cinco expressões que você deve banir do seu dia a dia. Confira:


Índio


Apesar de ser muito utilizado atualmente, o termo “índio”, quando utilizado por pessoas não-indígenas, geram um impacto negativo para essa população, já que traz consigo um imaginário estereotipado e perpetua ideias trazidas pela colonização.


A orientação é substitutir a palavra "índio" pelo termo "indígena", que significa uma população originária. 


Tribo 


O termo “tribo” carrega a ideia de uma população primitiva, sem organização ou capacidade, além de trazer um imaginário depreciativo de estereótipos e preconceitos.


Por isso, o ideal é fazer a substituição do termo "tribo" para "povo”, "aldeia” ou “comunidade”.


Programa de índio


Você já deve ter ouvido ou até mesmo falado essa frase para se referir a uma atividade ou evento considerada chata ou entediante. 


O problema é que essa expressão acaba se tornando uma forma pejorativa de olhar para os costumes indígenas, como se as atividades dessa população fossem atrasadas e nada interessantes.


Muito cacique para pouco índio


A expressão está relacionada com um certo incômodo que as sociedades não-indígenas sentem com a forma de organização política das comunidades originárias.


Quem fala “mim” é índio


Muita gente tem a ideia de que os povos indígenas utilizam o pronome "mim" de forma equivocada, como se a população utilizasse essa construção gramaticalmente errada pela norma culta em seu dia a dia, o que não acontece. Pensar dessa forma também é uma forma de discriminar os povos originários. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?