26/04/2023 às 15h58min - Atualizada em 26/04/2023 às 15h58min

Campanha da ONU chega a Belém para estimular a vacinação infantil

A iniciativa global Verificado, da Organização das Nações Unidas


A iniciativa global Verificado, da Organização das Nações Unidas, lançou campanha 'Bora Lá Vacinar' em Belém, capital do estado do Pará

A primeira atividade da campanha foi uma oficina de capacitação de presidentes de rua do bairro de Jurunas, na capital paraense, organizada nesta terça-feira (25) com várias instituições parceiras. 

A palestrante foi Jaqueline Goes, a biomédica e doutora que decodificou o genoma do SARS-Cov-2, causador da pandemia da COVID-19. Drauzio Varella enviou uma mensagem de abertura do evento, destacando a importância da mobilização de líderes comunitários para expandir a cobertura vacinal.  O lançamento da 'Bora Lá Vacinar' aconteceu durante a 21ª Semana de Vacinação nas Américas e a 12ª Semana Mundial de Imunização, organizadas entre os dias 22 e 29 de abril pela Organização Pan-Americana da Saúde.


Belém possui a segunda menor taxa de cobertura vacinal infantil das capitais da região Norte do Brasil, de acordo com dados de 2022 do DATASUS, o sistema de dados do Ministério da Saúde. Apenas 51% dos bebês e crianças estavam imunizados na capital paraense até o ano passado, um índice extremamente preocupante. Macapá, que possui 45% de cobertura vacinal infantil, ocupa o último lugar do ranking. 

Diante disso, as Nações Unidas, através da iniciativa global Verificado, lançaram na capital paraense a campanha Bora Lá Vacinar, com um evento de formação destinado a 50 lideranças comunitárias do bairro do Jurunas. A capacitação aconteceu na Sede da Fênix Coletivo de Mulheres Jurunenses e foi conduzida pela biomédica e doutora Jaqueline Goes, que decodificou o genoma do SARS-Cov-2, causador da pandemia da COVID-19.

Para facilitar a comunicação, a campanha conta com uma cartilha ilustrada com informações diretas, além de um lembrete para agendamento de vacinação em formato de imã de geladeira. A campanha contará com jingle exclusivos, gravados com o Dr. Dráuzio Varella, a cantora paraense Dona Onete, e o músico Renato Rosas. 

A campanha enfatizará os benefícios da proteção vacinal no dia a dia, como a redução de danos à saúde, de internações, faltas à escola, faltas ao trabalho pelos pais, e redução de custos extras com medicamentos, além de evitar sequelas e até a morte. Além disso, a pessoa vacinada deixa de ser um transmissor de muitos vírus e bactérias, o que ajuda a proteger outras pessoas. Sobre o receio das reações, a SBIm garante que a maior parte dos sintomas, quando ocorrem, são simples e passageiros, como febre baixa e dor no local da aplicação.

A campanha contará com um grupo de comunicadoras preparadas para conversar sobre a importância da vacinação e o quanto ela é segura e fundamental para a saúde das crianças. Elas passarão a comunicar diretamente o conteúdo apreendido para mães, pais e outros responsáveis das crianças do bairro, com o objetivo de mudar a percepção e buscar aumentar a confiança nas vacinas infantis. 

A campanha é organizada pela iniciativa Verificado da ONU, em colaboração com Coletivo Fênix de Mulheres Jurunenses, G10 Favelas, ONG Ocas e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

A vacinação no bairro de Jurunas
Ana Cláudia Conceição, presidente do Coletivo Fênix de Mulheres Jurunenses, informa que notou de fato que a vacinação no Jurunas necessita de estímulos.

"Infelizmente a vacinação sofreu esvaziamento. No bairro existem crianças que não foram levadas para vacinar e através de diálogos descobrimos alguns dos motivos: medo das reações da vacina e problemas com políticos. Algumas crianças ficaram sem tomar a vacina por causa da falta de vacinas, como a penta e a BCG." - Ana Cláudia Conceição. 

Ela acrescenta ainda que, por conta deste cenário, a campanha Bora Lá Vacinar chega em bom momento. "Será de suma importância, pois além de trazer informações, as mulheres serão capacitadas para disseminar essas informações no bairro", avalia Ana Cláudia, de 52 anos, líder comunitária que participa das demandas coletivas do bairro desde criança, em projetos de voluntariado e que também abarcam educação e cultura.

Pesquisa

A partir do dia 8 de maio, a campanha iniciará uma pesquisa de campo no bairro de Jurunas, com a participação de 400 pessoas. O objetivo é avaliar o impacto da campanha junto à comunidade: se, de fato, as famílias foram sensibilizadas e se sentem mais seguras e conscientes em relação à vacinação. A abordagem será realizada de casa em casa, por meio de equipes da Bora Lá Vacinar. 

Sobre a iniciativa global Verificado

A Verificado é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) e conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo. É uma iniciativa global da ONU que implementa campanhas de comunicação para impacto na vida real. Fornece informações que salvam vidas, ao mesmo tempo em que cria resiliência de longo prazo contra desinformação e falta de informação. Acesse: compartilheverificado.com.br 

Sobre o Coletivo Fênix de Mulheres Jurunenses

Criado em Janeiro de 2022, o Coletivo Fênix de Mulheres Jurunenses reúne 35 mulheres e suas famílias que atuam para elevar a autoestima do público feminino através de ações de empoderamento e fortalecimento social. A união entre essas mulheres ocorreu em um momento que elas se perceberam acometidas por tristeza constante e prolongada, com oscilação de humor e diversos outros problemas.
 
Sobre o G10 Favelas

O G10 das Favelas é um Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto das Favelas Brasileiras, que uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e social das comunidades do país. A proposta do G10 Favelas é inspirar o Brasil inteiro a olhar com atenção para as favelas, as tornando grandes pólos de negócios, atrativo para investimentos, assim transformando a "exclusão" em startups e empreendimentos de impacto social de sucesso. Saiba mais: https://g10favelas.com.br/ 
Sobre a SBIm
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é uma entidade científica sem fins lucrativos criada em 1998 para agregar profissionais de diferentes especialidades interessados no tema. As principais missões da instituição são oferecer oportunidades de atualização científica e reciclagem, elaborar calendários e manuais, atuar junto aos órgãos públicos e participar das decisões do Programa Nacional de Imunizações (PNI), defender a regulamentação da atividade de vacinação e zelar pelo respeito à ética, bem como valorizar permanentemente as vacinas como ferramentas vitais para a promoção da saúde pública.

Sobre a ONG Ocas

Fundada em 2019, a ONG Ocas atua em cinco comunidades amazônicas com parcerias nacionais e internacionais. Entre seu escopo de atuação, desenvolve assessoria para implementação do ESG nas empresas e projetos de impacto socioambiental com mecanismos limpos em operações dentro das comunidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?