27/04/2023 às 13h36min - Atualizada em 27/04/2023 às 13h36min

Controle financeiro: confira 5 dicas para deixar as suas finanças em dia

Manter um planejamento é fundamental para quem quer fazer uma reserva financeira

Paloma Lobato
Freepik.com

Cuidar do seu dinheiro é fundamental para levar uma vida mais tranquila, sem dores de cabeça e, com a chance de realizar sonhos. E a forma mais básica de cuidar das finanças é ter um controle financeiro pessoal. Quando se tem um controle das finanças, é possível dar vida a projetos que não saem do papel, além de garantir uma melhor qualidade de vida. 


Pensando nisso, o Portal Belém destacou algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada financeira. Confira:


Livre-se das dívidas


A gente sabe que a maioria dos brasileiros possuem algum tipo de dívida em seu nome, mas o primeiro passo para ter um bom controle financeiro é resolver essas pendências. Contas atrasadas geram mais custos, já que são cobrados juros em cima delas. Então, a dica é tentar zerar as dívidas e evitar fazer novas. Tente renegociar ou parcelar as dívidas, a fim de solucionar essa etapa. 


Conheça sua renda


Essa dica é fundamental para garantir o controle financeiro que você tanto precisa. Um erro clássico é pensar na renda como o valor do salário, sem levar em consideração todos os descontos de impostos, benefícios e afins. Coloque em sua mente que a sua renda equivale ao que você recebe após os descontos. 


Custo de vida


Liste todos os custos físicos que você e sua família possuem, como aluguel, escola, agua, luz, telefone, entre outros. O seu custo de vida é a somatória de todos esses valores. O que restar é o que você tem para custear necessidades do dia a dia e fazer uma reserva financeira ou um investimento. 


Veja onde é possível economizar


No dia a dia, temos diversos gastos considerados desnecessários, que podem ser cortados, como gasto com aplicativos de transporte, aplicativos de alimentos, roupas e sapatos, e por aí vai. Antes de fazer esses gastos, avalie a necessidade deles. Se não for algo tão importante, prefira economizar e usar o dinheiro que seria gasto para fazer uma reserva financeira.


Defina metas


Guardar dinheiro deve ser uma prioridade para quem quer ter um controle financeiro. Defina uma quantia mensal para guardar. A dica é separar uma parte do dinheiro assim que receber o salário, de preferência em um lugar diferente da conta que você utiliza para os gastos do dia a dia.


E aí, gostou das dicas? Que tal iniciar o seu planejamento financeiro ainda hoje?


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?