29/05/2023 às 13h07min - Atualizada em 29/05/2023 às 13h07min

Gripe: saiba mais sobre os riscos da doença

Quando não tratada de forma correta, a doença pode levar para quadros mais graves

Paloma Lobato
Freepik.com

Ao longo das últimas semanas, o Brasil tem registrado um aumento significativo no número de casos de infecção causada pelo vírus da influenza, mais conhecida como gripe. O crescimento tem causado preocupação e mostrado a importância da vacinação para conter o avanço da doença, que é possui altas taxas de transmissão e também é responsável por muitas hospitalizações. 


Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Apesar dos sintomas parecerem simples, muita gente tem dúvida sobre como tratá-los. Na maioria dos casos, as pessoas saudáveis superam uma gripe sem grandes intervenções: um tratamento de suporte, com antitérmicos, analgésicos, hidratação e repouso são suficientes para que o organismo se restabeleça.


Já em outras situações, medicamentos antivirais são administrados para combater especificamente os vírus e apenas um médico pode indicá-los. 


Importância da vacina


A vacina contra a influenza é capaz de amenizar, e muito, a gravidade dos quadros gripais, já que ela deixa o sistema imunológico da pessoa vacina até 80% mais protegido contra o vírus. Isso significa que mesmo se for contaminada, ela terá poucas chances de desenvolver a forma grave da doença. 


Complicações


Alguns casos de gripe podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos que possuem algum tipo de doença crônica, idosos e crianças menores de dois anos. Entre as complicações mais comuns estão: pneumonia bacteriana e por outros vírus; sinusite; otite; desidratação; piora das doenças crônicas; pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?