02/06/2023 às 14h15min - Atualizada em 02/06/2023 às 14h15min

Uma volta pelas festividades juninas nas 5 regiões brasileiras

Onde quer que se escolha comemorar o São João, a diversão é garantida

Flávia Rocha
Freepik
Grande parte da população brasileira espera com muita expectativa pelo mês de junho, justamente por todas as festividades que esse mês traz. Dependendo de onde você vá no Brasil, as manifestações culturais e as comidas podem até ser diferentes, mas o importante é que a festa não para!
 
Há algumas diferenças (as danças e os ritmos em cada região, por exemplo) mas tem também muitas semelhanças, como uso o do milho e do amendoim nas receitas em todo o país.
 
A região norte por exemplo, é conhecida pelas quadrilhas juninas, e a tradicional festa do Bumba Meu Boi e (ainda mais) barraquinhas das comidas típicas que todo mundo ama: vatapá, maniçoba, tacacá e ainda tem o bolo de macaxeira e o bolo podre (que de podre só tem o nome, viu?).
 
Seguindo para a região nordeste, que é considerado o berço das festividades juninas no Brasil, nós temo a Festa de São João de Campina Grande, o maior são João do mundo. Lá encontramos muito forró, onde o triângulo, a zabumba e a sanfona dominam. Para comer, o cardápio inclui canjica, arroz doce, o cuscuz e bolo de milho.
 
Descendo um pouquinho para a região centro-oeste, podemos dizer que é uma celebração bem autêntica. O sertanejo e o forró disputam para ver quem é o mais popular. A região, sofre influência dos imigrantes alemães, da cultura interiorana, dos povos indígenas e também das fronteiras internacionais, sendo assim é uma das festas mais variadas do Brasil! Para comer temos a sopa paraguaia –que na verdade é uma torta de farinha de milho ou fubá com queijo. arroz doce, o bolo de amendoim, a broa de fubá, a cocada, o pé-de-moleque, e, ainda, quentão e vinho quente.
 
No sudeste as festas juninas recebem o nome de quermesse. Elas normalmente são organizadas por igrejas, associações, clubes e escolas. Nas quermesses encontram-se barraquinhas de comidas típicas, como milho verde, canjica, arroz doce, tapioca, e churrasquinho. Por lá também encontramos quadrilhas – que se diferem das mais estilizadas que temos aqui no norte.
 
Por fim temos as região sul, onde estão em evidência nas festas é o xote gaúcho, o vanerão e o chamamé. São estilos musicais típicos da região que sempre ganham muita força nas festas juninas. Lá podemos encontrar receitas de o pinhão, arroz de carreteiro, canjica e sagu de vinho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?