06/06/2023 às 08h52min - Atualizada em 06/06/2023 às 08h52min

Projeto com idosos desenvolvido pela UBS Combu é destaque nacional em programa do Ministério da Saúde

A iniciativa da UBS Combu foi escolhida como uma das experiências exitosas do curso técnico nacional Saúde com Agente

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Idealizada pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE), a iniciativa da UBS Combu foi escolhida como uma das experiências exitosas do curso técnico nacional Saúde com Agente, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consasems) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG).

Toda semana, os idosos da ilha recebem cuidados especiais, além das consultas regulares, em um trabalho que resgata a autoestima e promove a saúde mental.

Documentário
Houve uma disposição despertada nos idosos a partir da união dos profissionais da UBS Combu, o que chamou a atenção dos organizadores do curso. “Pegamos o mapa do Brasil e decidimos documentar as iniciativas mais inovadoras que surgiram a partir das aulas. Projetos que os próprios participantes pensaram e colocaram em prática. Aqui em Belém temos uma das experiências mais gratificantes”, explica a coordenadora geral do curso, Luciana Teixeira.

O projeto da UBS vai fazer parte de um documentário produzido pela equipe de comunicação da UFRG. A ideia é mostrar ao Brasil as ações reverberantes da qualificação. “Esse curso é transformador. Na Ilha do Combu, por exemplo, o projeto com idosos movimenta toda a comunidade. Essa interação social tem gerado muitos benefícios, como o resgate da autoestima e de práticas que, em última instância, são a promoção em saúde na atenção básica”, continua Luciana.

Destaque
O chefe da Divisão de Controle de Endemias, Alberto Rodrigues, informa que, em Belém, são 755 profissionais participantes, entre ACSs e ACEs. “O trabalho que nossos agentes desenvolvem, a partir dessa qualificação, e a realidade que eles vivenciam diariamente serão mostrados para o País. É uma satisfação para o município ter essa iniciativa documentada como destaque dentro das práticas bem-sucedidas do SUS (Sistema Único de Saúde)”, pontuou.

Para a gerente da UBS Combu, Tatiane Saraiva, o curso veio para transformar vidas. “O trabalho que desenvolvemos visitando as casas das pessoas só ganhou em eficácia com essa qualificação. Nosso projeto junto aos idosos foi abraçado por toda a ilha. Ainda enfrentamos desafios diários, como a dificuldade, sobretudo, de locomoção, mas a vontade de trabalhar para oferecer o melhor à comunidade é maior que qualquer obstáculo”, frisou.

Dedicação
Essa vontade de dar o melhor é a força motriz da agente de controle de endemias, Joice Paes. “Esse curso aprimorou nosso conhecimento. Ele trouxe temas que vivenciamos todos os dias entrando na casa das pessoas. Mostrou caminhos que devemos seguir quando nos deparamos com certos desafios. Cada pessoa visitada tem uma história diferente e todas precisam ser acolhidas. Nosso papel não é só visitar a casa e ver o quintal. Também estamos ali para ouvir, acolher e cuidar”.

Com cerca de 196 mil alunos, o Saúde com Agente é o maior programa, no País, de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada). O objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros.  
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?