08/06/2023 às 11h18min - Atualizada em 08/06/2023 às 11h18min

Dia Mundial do Oceanos: entenda a importância deles para o planeta

Cerca de 80% dos oceanos ainda são áreas inexploradas pelos humanos

Flávia Rocha
Freepik
Oceano vem da palavra grega "Okeanos", e é uma extensão de água salgada que cobre a maior parte da superfície da Terra. O oceano global cobre aproximadamente 71% da superfície da Terra (uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados).

O planeta possui quatro oceanos diferentes, sendo eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.

O Dia Mundial dos Oceanos é uma data internacional que ocorre anualmente em 8 de junho. O conceito foi originalmente proposto em 1992 pelo International Centre for Ocean Development (ICOD) do Canadá e pelo Ocean Institute of Canada (OIC) na Cúpula da Terra – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) no Rio de Janeiro, Brasil. O Ocean Project iniciou a coordenação global do Dia Mundial dos Oceanos a partir de 2002.

Oceanos sempre foram objeto de fascinação para as civilizações humanas que moravam perto deles, lhes atribuindo características místicas, envoltas de muito mistério. Na verdade, até hoje cerca de 80% dos oceanos ainda são áreas inexploradas pelos humanos.

Mas para além da misticidade, os oceanos são de suma importância para o equilíbrio do ecossistema.

Veja por quê:
 
Os oceanos amenizam os efeitos do aquecimento global

Sim, os oceanos são ecossistemas importantes para o planeta principalmente porque é capaz de absorver parte do CO2 da atmosfera, diminuindo, assim, os efeitos dos gases estufa na atmosfera. 

Contudo, à medida que liberamos mais e mais CO2 na atmosfera, mais os oceanos absorvem. Isso faz com que os oceanos tenham uma sobrecarga de CO2, culminando na acidificação das águas. 

Esse processo é muito danoso, já que compromete a fauna e flora dos oceanos conforme a temperatura da água aumenta gradativamente com o passar dos anos e décadas. 

Os oceanos abrigam a maior biodiversidade do planeta

Os oceanos compõem o ecossistema com maior biodiversidade do planeta todo. Isso porque podemos encontrar neles milhares e milhares de espécies de animais, plantas e outros tipos de seres-vivos. 

Além de tudo isso, devido ao tamanho e profundidade dos oceanos, estima-se que existam ainda muitas outras espécies que ainda não foram catalogadas.

Os oceanos regulam o clima

Os oceanos são capazes de regular o clima de todo o planeta, uma vez que ele é responsável por não apenas absorver CO2 da atmosfera, como também produzir oxigênio. 

Os oceanos são os maiores produtores de oxigênio do planeta

Diferentemente da ideia popular de que a Amazônia é o pulmão do mundo, na verdade os vastos e imponentes oceanos são responsáveis por gerar a maior parte do oxigênio do mundo. 

Esse processo acontece através das algas marinhas, mais especificamente o fitoplâncton,
que ao absorverem o CO2, liberam oxigênio.

Por conta do tamanho dos oceanos, a quantidade de oxigênio liberada é proporcional às suas dimensões. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?