13/06/2023 às 11h28min - Atualizada em 13/06/2023 às 11h28min

Cosplay: além da fantasia

Conheça um pouco mais sobre esse importante aspecto da cultura geek

Flávia Rocha
Unsplash
Muito além do que uma simples fantasia, cosplay -- uma abreviação de costume play -- é uma atividade e arte performática em que os participantes chamados cosplayers se caracterizam para representar um personagem específico. Ou seja, além de se vestir como um dos personagens, em figurinos feitos pelos próprios cosplayers em muitas das vezes, os participantes também se comportam como a figura escolhida, imitando trejeitos e reproduzindo falas icônicas.

Fontes favoritas incluem animes, mangás, animações, histórias em quadrinhos, séries de televisão e videogames e filmes.

Apesar de o cosplay ter surgido da prática de fantasias de fãs em convenções de ficção científica, um rápido crescimento no número de cosplayers que realizam essa atividade como hobby começou na década de 1990, quando se um aspecto significativo da cultura popular no Japão, assim como em outras partes do leste da Ásia.

O World Cosplay Summit (WCS), maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo, possui etapas de seleção em vários lugares do mundo. Os vencedores nacionais representam seu país na competição mundial, no Japão, com todas as despesas pagas, onde o vencendor recebe um prêmio em dinheiro.

Em Belém, a subcultura do cosplay está viva e bem. Em outubro do ano passado, a capital paraense sediou a primeira edição do evento “Magic Heroes”, que contou com a presença de cosplayers profissionais e dubladores famosos. A prosposta do evento foi proporcionar uma experiência inovadora com atrações voltadas para quem gosta de animes, cosplays, games e heróis e para a toda a família, misturando nostalgia com novidades do mundo da cultura pop.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?