15/06/2023 às 11h14min - Atualizada em 15/06/2023 às 11h14min

Paleontólogos: o que são e como seguir essa carreira?

Dia 15 de junho é o Dia do Paleontólogo

Flávia Rocha
Unsplash
A palavra paleontologia quer dizer "o estudo da vida antiga", criada em 1812 pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

Como o nome já indica, a paleontologia é uma ciência que estuda o passado, através do estudo dos fósseis. A idade do fóssil, as condições de vida e morte do animal fossilizado, entre outras coisas podem ser descobertos através desse estudo.

O estudo paleontológico ajuda a descobrir mais sobre os animais da antiguidade e a geologia do planeta, ajudando na datação de rochas, pesquisando sobre mudanças no clima e sobre movimento dos continentes, além de desvendar problemas biológicos relativos à evolução, à origem e à extinção da vida. Geralmente, encontrados em penhascos marinhos, pedreiras, grutas ou rochas expostas, os fósseis são um ótimo indicador de locais ricos em petróleo, gás natural entre outras riquezas.

A paleontologia moderna é uma ciência dinâmica, com relações com outras áreas do conhecimento, pois está preocupada em entender como a evolução física da Terra,  no que se refere  às mudanças na sua geografia (paleogeografia), no clima (paleoclima) e nos ecossistemas (paleoecologia), influenciou a evolução das formas de vida pré-históricas.

Locais de atuação

Um paleontólogo pode trabalhar em uma variedade de ambientes, dependendo da sua especialidade e das suas atividades profissionais. Muitos paleontólogos trabalham em universidades e museus, onde podem ensinar, realizar pesquisas e curar coleções de fósseis.

Outros trabalham em empresas que realizam escavações e coletas de fósseis em locais como canteiros de obras de construção civil, minas de extração de carvão e petróleo, ou em projetos de pesquisa que envolvem a exploração de áreas remotas ou que estão em processo de transformação.

Além disso, alguns paleontólogos trabalham em instituições governamentais, como agências ambientais, parques nacionais e museus de história natural. Nesses locais, eles podem ajudar a identificar e monitorar espécies ameaçadas de extinção, realizar estudos de impacto ambiental e promover a educação sobre a preservação da biodiversidade.

Como se tornar um paleontólogo?

No Brasil não há graduação em paleontologia. Por tanto, caso seja de seu interesse o estudo dos fósseis de outras eras, é recomendável fazer graduação em Geografia, Geologia, Ciências Biológicas ou Arqueologia. Em todos esses cursos, a paleontologia é uma das disciplinas obrigatórias. Para seguir a carreira é preciso fazer especialização, ou seja, mestrado e doutorado no tema.

Mas nada impede que pessoas vindas de outras graduações se tornem paleontólogos! Segundo a doutora em paleontologia Anne Schmaltz Hsiou, não é difícil encontrar médicos e dentistas na área. “Geralmente são pessoas que se interessam muito pelo assunto, dominam como amadores e já sabem identificar ossos”, explica.

Tags »