16/06/2023 às 10h33min - Atualizada em 16/06/2023 às 10h33min

Aniversário de Ariano Suassuna: relembre alguns fatos sobre o célebre autor

O autor de 'O auto da compadecida' completaria 96 anos hoje

Flávia Rocha
Marco Antônio Teixeira
Ariano Vilar Suassuna nasceu em Paraíba do Norte, atual João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Rita de Cássia Dantas Villar e João Suassuna. Ariano foi casado com Zélia de Andrade Lima, com quem teve seis filhos.

Foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1989, foi eleito para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira n.º 18 da Academia Pernambucana de Letra e em 2000, ocupou a cadeira n.º 35 da Academia Paraibana de Letras. Ariano Suassuna também era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife.

Suassuna faleceu no dia 23 de julho de 2014, aos 87 anos.

Auto da Compadecida

E mesmo que você não tenha ouvido falar de Ariano Suassuna, você com certeza já ouviu falar da obra mais celebrada do autor: O Auto da Compadecida.

Originalmente uma peça teatral em forma de auto — autos são obras de linguagem simples e extensão curta em sua maioria e têm elementos cômicos ou intenção moralizadora. Suas personagens simbolizam as virtudes, os pecados, ou representam anjos, demônios e santos — escrita em 1955.

Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco. A peça também foi encenada em 1974, com direção de João Cândido.

Trata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

Auto da Compadecida projetou Suassuna em todo o país e foi considerada por Sábato Magaldi, em 1962,"o texto mais popular do moderno teatro brasileiro". A peça foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969, com o filme "A Compadecida". A segunda adaptação foi em 1987, com o filme "Os Trapalhões no Auto da Compadecida".

Em 1999, foi apresentada como uma minissérie pela Rede Globo de Televisão (em que houve o acréscimo do artigo “o” antes do nome original). Essa foi a adaptação mais conhecida, e foi editada em 2000 para exibição nos cinemas. Foi anunciado uma sequência para o filme, a ser lançada em 2024.
 
 Enaltecendo a cultura nordestina
 
Talvez o maior impacto de Ariano tenha sido a idealização do Movimento Armorial em outubro de 1970, que teve como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. O movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras.

Uma das características mais marcantes da obra de Ariano Suassuna é a valorização da cultura popular nordestina. Em suas peças teatrais, ele utiliza elementos como o cordel, a literatura de cordel e o repente para criar um universo único e autêntico.

Suassuna também foi um defensor ferrenho do nordeste, lutando contra o preconceito que muitas vezes é direcionado à região. Ele acreditava que a riqueza cultural do Nordeste deveria ser valorizada e celebrada em todo o país.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?