22/06/2023 às 11h04min - Atualizada em 22/06/2023 às 11h04min

Conheça o menor país do mundo

O Vaticano tem 0,44 km e cerca de 800 habitantes

Flávia Rocha
Shutterstock
Considerado o menor país do mundo, o Vaticano é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. Com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local, o país está localizado dentro da capital italiana, Roma.

A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. O Papa, chefe de Estado eleito em um colégio de cardeais denominado conclave para um cargo vitalício, detém no Estado do Vaticano os poderes legislativo, executivo e judiciário, desde a criação do Vaticano pelo Tratado de Latrão, em 1929 com a Itália sob o regime fascista de Benito Mussolini.

Nome

“Vaticano” é uma colina situada na região noroeste de Roma e era o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco, que "abria a boca do recém-nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro", e seu templo foi construído no antigo local de Vaticanum. Lá se ergueu também o Circo de Nero. Acredita-se que tenha sido também o local em que São Pedro foi martirizado e sepultado.
 
População

A estimativa populacional do Vaticano é de cerca de 800 pessoas, das quais aproximadamente 450 possuem a cidadania do Vaticano, enquanto as demais são autorizadas a residir temporariamente ou mesmo permanentemente, mas sem o direito de cidadania.

A população em geral é composta por pessoas de diferentes nacionalidades, em sua maioria italianos, e por aqueles que tem residência permanente por razões de encargos, dignidade, emprego ou ofício, desde que tal residência seja prevista por lei e autorizadas pelas autoridades competentes. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais.
 
Economia


O orçamento do Estado do Vaticano inclui os rendimentos dos Museus Vaticanos e dos correios e é apoiado financeiramente pela venda de selos, moedas, medalhas e lembranças turísticas; por taxas de admissão aos museus; e por publicações vendidas. Os rendimentos e padrões de vida dos trabalhadores são comparáveis ​​aos dos colegas que trabalham na cidade de Roma

O país mantém um canal de donativos conhecido como Óbolo de São Pedro, no qual o doador remete os fundos diretamente ao Vaticano. Outra forma de captação de recursos é com o turismo no complexo dos "Museus Vaticanos". Nenhum outro lugar do mundo tem tanto valor turístico.

Através de um acordo com a Itália, representando a União Europeia, a unidade monetária do Vaticano é o Euro.


Como chegar
Caso você esteja planejando uma viagem à Roma, chegar ao Vaticano é bem fácil. É possível fazer o trajeto de ônibus, metrô, trem, ou mesmo a pé.

Para entrar na Cidade do Vaticano, você não precisa de passaporte ou visto ou mesmo de ingressos para as atrações. Entretanto, se você desejar entrar nas exposições internas, como os Museus do Vaticano, você vai precisar comprar ingressos.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?