26/06/2023 às 08h58min - Atualizada em 26/06/2023 às 08h58min

Campanha de vacinação antirrábica chega ao distrito de Icoaraci

A vacinação antirrábica de cães e gatos em Icoaraci contou com 34 postos

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
A Campanha de Vacinação Antirrábica no Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), destinada a população de cães e gatos em Icoaraci foi realizada neste sábado (24) e contou com 34 postos de atendimento, o que contemplou os bairros de Águas Negras, Agulha, Antônio Lemos, Campina, Coqueiro, Cruzeiro, Maracacuera, Paracuri, Parque Guajará e Tenoné.

“A nossa meta estimada foi aplicar em torno 15 mil doses do imunizante, que combate a raiva. Tomamos como base a divulgação antecipada e a sensibilidade dos tutores de cães e gatos no distrito de Icoaraci”, revelou o responsável técnico do CZZ Belém, Júlio Carneiro.

Para alcançar a meta, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reuniu 120 pessoas no horário de 8h às 16h, entre profissionais de saúde e voluntários que abraçam a causa da prevenção da doença, a qual afeta animais e humanos. O público-alvo são animais domésticos caninos e felinos, a partir de três meses de vida saudáveis e fêmeas não prenhes.

O objetivo é controlar a circulação do vírus rábico a partir da descentralização dos serviços. Para facilitar a logística, a organização da campana mapeia a área beneficiada e o atendimento fica mais perto do público, em escolas, praças, entidades religiosas, Estratégia Saúde da Família, Unidades Municipais de Saúde, centros comunitários e creches.

A raiva

É uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.

Essa doença apresenta letalidade de aproximadamente 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

No mês das férias de julho, a campanha faz uma pausa e retorna a partir da primeira quinzena de agosto. Mas, o Centro de Controle de Zoonoses segue atendendo a população com aplicação diária da vacinação antirrábica de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13 às 15h30.

Há também o serviço de agendamento pelo fone (91) 985858322, que oferece orientação, prevenção e controle populacional dos pets por meio de castração (com agendamento e palestra). 

A Campanha de Vacinação Antirrábica é uma ação do Ministério da Saúde e Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e do CCZ, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?