03/07/2023 às 10h28min - Atualizada em 03/07/2023 às 10h28min

Usipaz Terra Firme celebra um ano do Conecta da Paz com evento geek

A programação contou com batalhas geek, concursos de K-pop, cosplay e várias atrações

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Seac Nucom
Foi realizado neste sábado (1°), o evento de comemoração ao aniversário de 1 ano do Conecta da Paz, na Usipaz Terra Firme, em Belém. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), com a Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia (Conecta) que leva uma programação especial sobre a cultura geek, que inclui cinema gratuito, feira geek, sala de games, RPG e cosplayers.

O secretário de cidadania, Igor Normando, ressaltou a importância da parceria entre as Usinas da Paz e o Conecta.  "A comemoração de um ano do Conecta da Paz é uma prova de que iniciativas como essa são essenciais para transformar vidas e oferecer oportunidades antes inimagináveis. O evento conta com desfiles, salas de jogos e discussões que abordam temas importantes da sociedade, promovendo interação e inclusão. A parceria entre o Conecta e a Secretaria de Cidadania tem sido um sucesso e, sem dúvidas, irá continuar por muitos anos para que continue impactando positivamente a vida dos jovens da periferia", exaltou o titular da Seac.

A Feira Geek contou com diversos expositores, trazendo produtos criativos e originais para os visitantes. Quadrinhos, action figures, camisetas temáticas e outros itens estiveram à disposição para compra e apreciação do público.

O fundador e diretor do Conecta, Diego Borges, ressaltou a contribuição que o evento traz à comunidade. "A atuação da Conecta é essencial para descentralizar e incluir através da cultura geek. Ao trazer os elementos dos grandes festivais para os territórios da paz, estamos proporcionando às comunidades em risco social uma realidade antes inalcançável. Estimulamos o empreendedorismo local e oferecemos atividades como videogames, concursos de dança e cosplay. Através dessas iniciativas, estamos quebrando barreiras e promovendo a inclusão cultural dentro dessas comunidades", disse Borges.

Uma das atividades mais agitadas do evento foi a Batalha Campal, onde os participantes puderam duelar entre si utilizando espadas de espuma. A energia e empolgação eram evidentes, e todos se divertiram com a experiência. Quem também foi atração foi Caio Ariel, conhecido nas redes sociais como Tradutor Paraense, por fazer vídeos bem humorados, traduzindo tudo para o ‘paraensês’. 

"Estou extremamente feliz por fazer parte desse trabalho incrível. Como artista que sempre esteve envolvido com o universo geek, desde criança desenhando e acompanhando os eventos da cidade, é uma grande honra para mim fazer parte desse evento como convidado e até mesmo como atração. Estar próximo de todos que acompanham o meu trabalho e poder contribuir para esse evento maravilhoso é algo muito gratificante. Já se passou um ano desde sua criação e espero que muitos anos venham, permitindo que mais pessoas tenham contato com essa cultura maravilhosa que é a cultura geek", disse o criador de conteúdo digital.

Os concursos K-pop e Cosplay também foram destaques da comemoração. Grupos locais se apresentaram, mostrando talento e paixão pela música pop sul-coreana. Além disso, os participantes do concurso de Cosplay impressionaram com as suas caracterizações impecáveis de personagens favoritos. O grande destaque foi a premiação de um Nintendo Switch para o vencedor, que tornou o concurso ainda mais emocionante.

O estudante universitário, João Davi Campos, de 19 anos, foi um dos participantes do concurso. "Trazer eventos geek/nerd para áreas menos favorecidas é fascinante. Além de proporcionar oportunidades de participação e diversão para pessoas que antes não tinham acesso, também possibilita que elas conheçam e se interessem por esse universo tão incrível", disse João Davi.

A sala de escritores paraenses foi um verdadeiro ponto de encontro para os amantes da literatura. Diversos autores locais apresentaram seus trabalhos e conversaram com os admiradores. "A interação do público com os autores paraenses e a oportunidade de divulgar a literatura local tanto dentro quanto fora do estado é simplesmente sensacional. Estar presente nesse espaço é uma forma incrível de ampliar a visibilidade da literatura paraense e alcançar pessoas que acompanham a cena literária pela internet.", explicou, Marcela Bomfim, escritora e criadora de conteúdo do @TeIndicoTodoDia.

Os jogos também estiveram em destaque no aniversário da Conecta da Paz. Com espaços reservados para Just Dance, karaokê, RPG, Arena Gamer e realidade  virtual, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de uma variedade de jogos e experiências, proporcionando horas de diversão e entretenimento.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?