03/07/2023 às 10h30min - Atualizada em 03/07/2023 às 10h30min

Sucesso de The Bear no Star+ é a prova de que a Netflix está fazendo tudo errado

Segunda temporada da série está batendo recordes surpreendentes para o mundo do streaming

com edição da Redação Belem.com.br
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Nas premiações do último ano, as apostas indicavam o domínio de grandes produções como Succession e Round 6. Uma das grandes surpresas foi The Bear, produção original da FX e Hulu, que foi indicada em diversas categorias no SAG Awards, Globo de Ouro e Critics Choice Awards. Apesar do reconhecimento da crítica, garantindo 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, a audiência não foi tão expressiva quanto a de suas concorrentes. No entanto, com a chegada da 2ª temporada, a popularidade da série cresceu exponencialmente desde que foi renovada em julho de 2022.

De acordo com a Hulu, streaming responsável pela distribuição de The Bear nos Estados Unidos, a série teve um aumento de 70% na quantidade de horas assistidas na semana de estreia. Assim, a segunda parte da comédia dramática de Christopher Strorer tornou-se a mais assistida da FX. Isso só aconteceu porque o estúdio permitiu que a produção fosse conquistando seu público com tempo, algo que tem sido difícil de ver no mundo do streaming - principalmente no ceifador de séries: Netflix.

Por que o cancelamento em série da Netflix não funciona?

Em apenas seis meses, a Netflix cancelou 12 produções originais de seu catálogo, entre elas Lockwood & Co., Rebelde e 1899. Séries essas que demandaram orçamentos milionários e, apesar da vida curta, ganharam suas legiões de fãs. No entanto, com a pressão por um sucesso meteórico nível Stranger Things para todas as séries, não há tempo hábil para conquistar o público que se interessa pelo produto nas semanas ou meses após o lançamento.

E parece que o streaming do “tudum” está ficando cada vez mais para trás nas estratégias para cativar a audiência. Além da Hulu, que está apostando na captação de novos espectadores a longo prazo, a HBO é bem-sucedida com o modelo de episódios semanais. Essa abordagem faz com que as produções fiquem “na boca do povo” por muito tempo e, por conseguinte, despertem o interesse de mais pessoas ao passar dos capítulos. The Last of Us, original da HBO, demonstra o êxito da tática, o primeiro episódio teve 4.7 milhões de espectadores simultâneos, o terceiro 6.4 milhões e o último 8.2 milhões.

Enquanto isso, as únicas mudanças relativas às métricas de audiência estabelecidas pela Netflix só foram feitas nas últimas semanas. Agora, os números de espectadores dos títulos do Top 10 são exibidos aos usuários e, além disso, o período de avaliação de alcance do público foi ampliado de 28 dias para 91 dias.

Só por aguardar um pouco mais, os fãs de The Bear serão capazes de ver Carmy (Jeremy Allen White) e Sydney (Ayo Edebiri) transformarem o restaurante. Será que os fãs das produções da Netflix conseguirão ver seus personagens favoritos alcançando seus objetivos? Por essa precisaremos esperar para ver.

A segunda temporada de The Bear chega ao Brasil no dia 13 de agosto pelo Star+.

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