05/07/2023 às 08h20min - Atualizada em 05/07/2023 às 08h20min

Nasa convida alunos paraenses que descobriram asteroide a apresentar pesquisa nos Estados Unidos

A direção da unidade escolar do distrito recebeu um telefonema de pesquisadores na manhã desta terça (4)

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A Nasa, agência espacial americana, convidou os estudantes da Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, em Belém, a apresentar nos Estados Unidos a descoberta científica de um novo asteróide. A direção da unidade escolar do distrito recebeu um telefonema de pesquisadores na manhã desta terça- feira (4).

“A prova de que temos tudo o que precisamos para transformar e revolucionar a educação do Pará é essa: temos estudantes e profissionais excepcionais, que precisam de oportunidades. É uma alegria imensa ver quão longe nossos alunos podem chegar. Queremos e estamos trabalhando para que momentos como esse, dos nossos alunos da Escola Honorato Filgueiras, seja realidade para todos! Nossas escolas podem e irão fazer mais”, comemorou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

A notícia foi celebrada pela equipe técnica da Seduc, que está reunida desde domingo (02) em Barcarena, para construir o Planejamento Estratégico da pasta. ''Nossos alunos vão até os Estados Unidos fazer a apresentação dessa descoberta memorável. Essa é uma conquista perseguida por muitos pesquisadores, profissionais da área, mas que foi descoberto por nossos alunos da rede estadual. Eu não 'estou cabendo em mim'! Nós sabemos das nossas dificuldades, dos nossos desafios, mas quando nos vemos dentro de um processo de construção coletiva, em que percebemos as inúmeras possibilidades que podemos alcançar e isso acontece, para mim já é um grande sinal de que estamos no caminho certo", disse Renan Malato, dirigente da Diretoria Regional de Ensino Santa Bárbara, que ficou entusiasmado com o telefonema recebido pela diretora Arneide Carvalho.

Projeto

A equipe que participa do projeto é formada pelos estudantes Miguel Baía, Victor Moisés, Júlia Barbosa, Paula Vitória , Rakel Bentes, e Luís Felipe,  o aluno que identificou o asteroide.

Estudantes da Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, eles descobriram o novo asteróide em um programa da Nasa que seleciona colaboradores para analisar corpos celestes que podem apresentar riscos ao planeta.

Durante as buscas, os estudantes conseguiram identificar diversas matérias existentes no espaço, alcançando a confirmação de um novo asteroide chamado inicialmente de “LUI0005” que já está em análise pela Nasa e Ministério das Ciências e Tecnologia (MCTI), para possível nomeação definitiva. 

A descoberta foi feita por meio de uma plataforma da agência espacial que forneceu imagens captadas por um telescópio pertencente à Universidade do Havaí. Essas imagens foram analisadas no laboratório de Informática da Escola Honorato Filgueiras, onde a equipe, coordenada pelo professor Hélio Júnior e constituída por 6 alunos do 1º ano do ensino médio, recebeu 24 pacotes de imagens que foram analisadas e identificadas.

“A descoberta, para nós, é algo que nos enche de orgulho, podendo mostrar o potencial dos alunos da escola pública paraense. Os alunos todos estão muito eufóricos com os trabalhos produzidos por nós durante esse período e, isso nos enche de orgulho”, destacou o professor.

Os detalhes sobre o convite dos estudantes para apresentarem o projeto à Nasa serão discutidos ainda esta semana.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?