07/07/2023 às 10h21min - Atualizada em 07/07/2023 às 10h21min

Pokémon GO: 7 experiências que marcaram os 7 anos do game

O game completou sete anos de existência nesta quinta-feira (6)

com edição da Redação Belem.com.br
tecmundo (Voxel)
Reprodução
O jogo de realidade aumentada Pokémon GO completou sete anos de existência nesta quinta-feira (6). Muita coisa aconteceu desde que a Niantic disponibilizou o game em todo o mundo, incluindo aqui a adição de novas mecânicas, mais criaturas e outros elementos que ajudaram o game a fazer sucesso com o público.

Enquanto o jogo ainda possui uma base de fãs e até contará com um evento de aniversário, é inegável que seu ápice ocorreu durante o lançamento, quando o título era uma febre global. Para relembrar tudo que Pokémon GO trouxe de bom para a comunidade (e também celebrar esse momento), vamos listar abaixo sete coisas bacanas que curtimos com o game no seu auge.

1. Sair de casa e se exercitar

Quando Pokémon GO foi lançado, pegou muitas pessoas de surpresa por conta de sua proposta: diferente de muitos games, ele não permite que você jogue de forma plena, parado na sua casa.

Para aproveitar tudo que o jogo tem a oferecer, o jogador precisa deixar o GPS do celular ligado e explorar os arredores. De maneira indireta (ou direta), isso ajudou muitas pessoas a adotarem uma vida mais ativa e saudável, já que caminhadas se tornaram comuns para tentar encontrar criaturas como Snorlax, Charizard e outras mais raras ou chocar ovos.

Aliás, o jogo também ajudou muitas pessoas a superarem problemas como depressão pelo simples fato de arranjar uma motivação para deixar o lar e conhecer lugares novos.

2. Conhecer lugares novos

Tal como acontecia no anime, quem quer capturar todos os pokémons disponíveis precisa sair de casa e andar. E, curiosamente, esse senso de exploração levou muita gente a conhecer lugares totalmente novos.

Podia ser qualquer coisa, desde um parque relativamente próximo da sua casa que você nunca entrou ou mesmo uma sorveteria que virou um PokéStop.  Acredite: esse senso de descoberta certamente recompensou boa parte dos jogadores (se não todos) que se arriscaram a sair de casa.

3. Fazer novos amigos

Nos últimos anos se tornou um pouco mais raro encontrar várias pessoas com celulares andando por aí em busca de criaturas. Porém, no auge de Pokémon GO, era muito comum ver grupos interagindo e, indiretamente, fazer amizade com algumas pessoas após perguntar algo sobre o jogo.

Confessa: vai dizer que você nunca entrou em um grupo de WhatsApp para compartilhar a localização de um pokémon que encontrou ou mesmo combinar horários para trocar criaturas ou batalhar em Reides?

Muitas amizades que existem atualmente surgiram devido a Pokémon GO. Então, sim, podemos dizer que o fator socialização certamente foi uma das coisas bacanas que muitos puderam curtir com o game.

4. Vibrar ao capturar um pokémon raro

Tal como acontece nos games para consoles, algumas criaturas em Pokémon GO são mais raras de aparecer e, por consequência, exigem mais paciência para serem capturadas.

Em algum momento da jogatina você certamente viu alguém chegar correndo ao local em que um Dragonite apareceu para capturá-lo, conseguir ter sucesso nessa missão e sair vibrando com uma criatura de IV acima de 85% para deixar seu time mais forte.

5. Emoção das batalhas de Reide

E, claro, capturar criaturas fortes o bastante não faria sentido se o único propósito para elas fosse ficar paradas na sua coleção, não é mesmo? Pokémon GO já chegou ao mercado trazendo a opção das batalhas de ginásio, mas muita gente certamente vibrou bastante assim que o sistema de Reides foi lançado.

Nesses locais, os jogadores podiam se unir em grupos para tentar derrotar criaturas mais fortes, geralmente míticas e lendárias. Já de cara, o desafio era superar as forças de Articuno, Zapdos e Moltres, e o primeiro ponto alto desses confrontos foi após o lançamento de Mewtwo - esse, sim, fez ginásios ficarem abarrotados de pessoas.

6. Primeiro contato com realidade aumentada

A realidade aumentada já era uma tecnologia explorada quando Pokémon GO foi lançado, mas talvez o lançamento do game foi o primeiro ponto de contato para muita gente com esse recurso.

Claro, devemos dizer que essa tecnologia costumava exigir bastante dos smartphones no começo, mas ainda assim era bacana brincar de capturar um pokémon que estava na sua televisão ou outros pontos bacanas pelos quais você passava.

7. Eventos presenciais

Após o sucesso gigantesco de Pokémon GO, a Niantic começou a organizar alguns eventos presenciais para que os jogadores pudessem interagir entre si.

Aliás, quando comentamos sobre eventos presenciais, não estamos falando apenas do Pokémon GO Fest ou outros organizados lá fora pela Niantic. Nos últimos anos, o Brasil também vem recebendo alguns encontros oficiais para os jogadores interagirem e capturarem criaturas temáticas.

E, claro, esses eventos também foram responsáveis por permitir a formação de novos laços de amizades e até mesmo tirar as pessoas de casa para explorar lugares inéditos - afinal, essa sempre foi a proposta de Pokémon GO desde que foi lançado, lá atrás, em 6 de julho de 2016.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?