21/07/2023 às 10h31min - Atualizada em 21/07/2023 às 10h31min

Como Christopher Nolan recriou a bomba atômica em Oppenheimer?

Novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer é estrelado por Cillian Murphy, astro de Peaky Blinders que interpreta o "pai da bomba atômica"

com edição da Redação Belem.com.br
AdoroCinema
Divulgação
Oppenheimer é o novo filme de Christopher Nolan, que conta a história do "pai da bomba atômica" interpretado por Cillian Murphy. J. Robert Oppenheimer foi o cientista líder do Projeto Manhattan – responsável pela criação da bomba atômica. O mais interessante é que Nolan usou efeitos práticos para recriar a bomba nuclear sem CGI.

Em uma reportagem do Entertainment Weekly, o próprio Christopher Nolan explicou o processo para recriar a bomba atômica em Oppenheimer. "Sempre soubemos que o teste Trinity teria que ser um empecilho. É o ponto de apoio de toda a história", comentou o cineasta sobre o primeiro teste de arma nuclear da história, que é reproduzido no filme.

Como Christopher Nolan recriou a bomba atômica em Oppenheimer?

Nolan não queria usar computação gráfica, pois achou que isso não seria capaz de recriar adequadamente o teste Trinity. "Quando terminei o roteiro, uma das primeiras pessoas a quem mostrei o roteiro foi meu supervisor de efeitos visuais", disse sobre Andrew Jackson, vencedor do Oscar por Tenet (2020). "Eu queria tirar o CGI da mesa e ver se ele poderia criar metodologias do mundo real para produzir o efeito da primeira explosão atômica".

Mesmo com Nolan dizendo que não era necessário, a desenhista de produção Ruth De Jong e o supervisor de efeitos especiais Scott Fisher construíram uma bomba física – um "gadget", como é chamado. "[Eles] construíram a coisa toda com detalhes exatos, para que ficássemos livres para filmar todo o processo", explica o diretor de Oppenheimer.

Como Christopher Nolan explicou à Empire, a equipe de produção usou técnicas "muito experimentais" e variando de grandes a minúsculas para filmar a explosão. "Alguns em escala gigante usando explosivos e sinalizadores de magnésio e grandes explosões de pólvora negra de gasolina, o que quer que seja. E alguns absolutamente minúsculos, usando interações de diferentes partículas, diferentes óleos, diferentes líquidos".

"Ruth De Yong [construiu] os bunkers como eles teriam sido para que pudéssemos filmar no meio da noite, no deserto, nos lugares reais, e levar [os atores] lá para realmente experimentar alguma medida do que essa tensão teria sido assim as semanas se acumulando [para] aquela noite maluca se acumulando", diz ele. "Tivemos muita sorte, o clima fez tudo o que precisávamos. Na hora! Foi realmente maravilhoso. Dizem que tenho sorte com o clima. Acho que fazemos nossa própria sorte, porque sempre filmamos , não importa o tempo, não paramos, não esperamos", completou Nolan ao EW.

Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial e acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?