01/08/2023 às 10h50min - Atualizada em 01/08/2023 às 10h50min

Venom: veja a evolução do personagem nos jogos do Homem-Aranha

A San Diego Comic-Con revelou que Venom, um dos principais vilões do universo de Homem-Aranha, estará no novo jogo do super-herói

com edição da Redação Belem.com.br
tecmundo (Voxel)
Reprodução
A San Diego Comic-Con revelou que Venom, um dos principais vilões do universo de Homem-Aranha, estará presente em Spider-Man 2, o novo jogo do super-herói para PlayStation 5. Porém, como muitos já sabem, esse não é o primeiro game em que o personagem dá as caras.

Voltando no tempo, podemos ver que o personagem de vestes negras já apareceu em diversos games: personagem já rivalizou com o Cabeça de Teia e até mesmo lutou ao lado dele em algumas situações nos games. E é exatamente sobre essa história que falaremos aqui.

A seguir, confira alguns games em que Venom apareceu e, ao mesmo tempo, acompanhe a evolução gráfica do personagem desde a sua primeira aparição até Spider-Man 2. Por isso, prepare-se para uma verdadeira viagem no tempo e confira nosso especial a respeito do inimigo de Homem-Aranha.

Em quais jogos o Venom já apareceu?

Ao todo, Venom já deu as caras em mais de 20 jogos na sua trajetória no mundo dos games. Além de apaecer em títulos do Homem-Aranha, o personagem também já deu as caras em outros títulos como convidado.

A seguir, confira uma lista com todos os jogos que o personagem Venom já apareceu nos games, compilada pelo GameRant, incluindo o ano de lançamento:
  • The Amazing Spider-Man (1990)
  • The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin (1990)
  • Spider-Man: The Video Game (1991)
  • Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (1994)
  • Spider-Man (1995)
  • Venom/Spider-Man: Separation Anxiety (1995)
  • Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)
  • Spider-Man (2000)
  • Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000)
  • Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects (2005)
  • Ultimate Spider-Man (2005)
  • Marvel: Ultimate Alliance (2006)
  • Spider-Man 3 (2007)
  • Spider-Man: Friend or Foe (2007)
  • Spider-Man: Web of Shadows (2009)
  • Marvel: Ultimate Alliance 2 (2009)
  • Marvel Super Hero Squad Online (2011)
  • Marvel Avengers: Battle for Earth (2012)
  • Lego Marvel Superheroes (2013)
  • Disney Infinity: Marvel Super Heroes (2014)
  • Lego Marvel Superheroes 2 (2017)
  • Marvel vs. Capcom: Infinite (2017)
  • Spider-Man 2 (2023)

A evolução de Venom nos games

Ao longo de três décadas de games com sua aparição, Venom teve seu visual alterado diversas vezes no mundo dos jogos. O personagem estreou na mídia em 1990, em The Amazing Spider-Man, quando seu visual ainda era feito em apenas 8-bits.

Em sua trajetória, o personagem já passou por consoles como Super Nintendo, Mega Drive e quatro gerações do PlayStation. Agora, Venom também será uma das estrelas de Spider-Man 2, que tem lançamento marcado para 20 de outubro de 2023 no PlayStation 5.

Enquanto o novo game não chega, confira a seguir uma lista com os games que marcaram a história do Venom na indústria do jogos, bem como sua evolução gráfica durante os anos.

1. The Amazing Spider-Man

Lançado para Game Boy em 1990, The Amazing Spider-Man foi o primeiro game em que Venom deu as caras para rivalizar com o Cabeça de Teia.

Claro, estamos falando de um game para um portátil de 8 bis, então não é possível exigir muito dele quando falamos em elementos gráficos. Porém, o vilão é totalmente reconhecível no último confronto com Homem-Aranha, onde atira teias e se mostra uma pedra no sapato do protagonista.

2. Spider-Man: The Video Game

Spider-Man: The Video Game foi lançado para fliperamas em 1991 e possivelmente o primeiro game em que muitos tiveram a chance de dar alguns sopapos em Venom (afinal, devemos lembrar que, em 1990, ter um console portátil era algo bem caro e acessível para poucos).

Neste game, o Herói da Vizinhança, ao lado de outros personagens como Gavião Arqueiro e Namor, enfrentam diversos inimigos, entre eles uma versão mais marombada do vilão. No total, ele precisa ser derrotado duas vezes: uma na forma normal e outra com o tamanho ampliado e trazendo ainda mais perigos para os protagonistas.

3. Spider-Man And Venom: Maximum Carnage

Essa aparição de Venom no Super Nintendo e no Mega Drive deu aos fãs do inimigo de Peter Parker a chance de controlar o personagem de vestes negras pela primeira vez e, dessa forma, trocar sopapos com diversos inimigos que apareciam pelo caminho.

Apenas alguns minutos de jogo já mostram que Venom e Homem-Aranha são diferentes em termos de movimentos, mas no geral não há como dizer que um é superior a outro em algum aspecto. No fim das contas, o que vale é escolher o seu favorito e avançar pela jornada até o confronto final contra Carnificina.

4. Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes chegou aos fliperamas em 1998, sendo portado posteriormente para Dreamcast, PlayStation e Xbox. Como o próprio nome dá a entender, ele trouxe diversos personagens inéditos em sua tela de seleção de lutadores, entre eles Venom.

Venom é bem diferente de Spider-Man neste game, utilizando golpes que o ajudam a ficar próximo dos oponentes, disparos de teia e até mesmo movimentos que conseguem perseguir os oponentes até a extremidade da tela. De quebra, ao vencer você pode ver o rosto de Eddie Brock, alter-ego do anti-herói.

5. Spider-Man

Disponibilizado para PC, PlayStation e Nintendo 64 no ano 2000, Spider-Man deu a oportunidade de ver Homem-Aranha e Venom com um visual diferente, já que, neste game, todos aparecem com um visual mais tridimensional.

Tal como acontece em outros títulos, aqui temos o personagem de vestes negras mais uma vez como vilão da história. Ele e o Cabeça de Teia se enfrentam após uma perseguição, e o vilão tem alguns recursos em seu arsenal para surpreender o protagonista, como a habilidade de se teletransportar.

Os dois se enfrentam mais uma vez nos esgotos na continuação desta luta, mas, surpreendendo diversos jogadores, neste ponto Venom salva Mary Jane e acaba formando uma aliança (ainda que temporária) com o protagonista.

6. Ultimate Spider-Man

Ultimate Spider-Man foi lançado em 2005 como um título multiplataforma focado no PlayStation 2, GameCube e Xbox. Este, aliás, é um dos poucos games do Cabeça de Teia a trazer mais gráficos mais desenhados em plataformas que eram totalmente capazes de reproduzir ambientes tridimensionais.

Neste título, Venom também dá as caras, com um destaque maior se comparado a alguns outro games que mencionamos nesta lista. No total, são 25 minutos de aparição em cutscenes, possibilidade de controlá-lo em alguns momentos do jogo e, de quebra, dar as caras também como chefe de fase.
Outro ponto que merece destaque é que, diferente do que vimos em outros títulos, aqui seu visual apresenta tons um pouco mais roxos ao longo de seu uniforme (em vez do tradicional preto predominante).

7. Spider Man: Web of Shadows

Spider-Man: Web of Shadows tem versões para diversas plataformas, sendo o PlayStation 3, Xbox 360 e PC as principais. E, evidentemente, Venom também dá as caras neste título de 2009, mas de um jeito bem diferente.

Na batalha final do game, o vilão aparece de forma gigante e trazendo cinco cabeças, o que é uma verdadeira ameaça para o protagonista. Após derrotar cada uma de suas cabeças, o inimigo ainda aparece de forma mais gigantesca para atrapalhar o caminho do protagonista até a conclusão desta saga (que inclusive possui mais de um final dependendo das suas escolhas).

8. Spider-Man 2

Chegamos a Spider-Man 2, que será lançado em 20 de outubro deste ano exclusivamente para PlayStation 5.

Até o momento, temos apenas o trailer confirmando que o vilão estará presente na jornada, mas ainda não dá para saber quem está por trás do traje de Venom neste game. Algumas teorias já estão na rede, mas certamente será preciso esperar um pouco mais até termos a resposta exata para essa pergunta.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?