02/08/2023 às 11h00min - Atualizada em 02/08/2023 às 11h00min

Barbie: relembre 8 melhores jogos antigos para navegador

A personagem da Mattel também foi uma das principais responsáveis por inseri-las no mundo gamer

com edição da Redação Belem.com.br
tecmundo (Voxel)
Reprodução
Com o lançamento do filme Barbie (2023), uma enxurrada de nostalgia contaminou o público com memórias de seus brinquedos preferidos da infância. E, assim como foi revolucionária para as "bonecas de meninas", a personagem da Mattel também foi uma das principais responsáveis por inseri-las no mundo gamer.

A empresa investiu pesado em jogos de CD-ROM e videogame para o seu público-alvo desde os anos 1980. No entanto, foi somente no início dos anos 2000 que sua plataforma de jogos online foi lançada, influenciando toda uma geração.

Confira os 8 melhores e mais marcantes jogos da Barbie para navegador, a seguir:

1. Let's Baby-Sit Baby Krissy

 "Let's Baby-sit Baby Krissy" foi um dos primeiros jogos disponíveis no site — e um dos preferidos até hoje. A gameplay consistia em cumprir o papel de babá da Krissy, a irmã mais nova da Barbie, no qual as principais atividades estavam relacionadas a vestir, alimentar e brincar com o bebê.


2. Superstar Makeovers

 Outro clássico do site da Barbie é o jogo "Superstar Makeovers", em que a jogadora deveria fazer uma super transformação na boneca e prepará-la para protagonizar uma capa de revista. O jogo oferecia opções de cor de pele, cabelo, olhos, estilos de penteados, maquiagem e acessórios.


3. Snip 'n Style Salon

O jogo “Snip 'n Style Salon”, possuía duas opções de gameplay. A primeira tinha como objetivo replicar um penteado no prazo de 3 minutos. A jogadora teria que passar por todas as fases, desde a lavagem, corte e pintura, até a escolha dos acessórios. Já a segunda opção era livre, deixando a gamer explorar sua criatividade e criar visuais completamente novos.


4. MakeOver Studio

 Com o lançamento da linha My Scene em 2002, a Mattel passou a investir em jogos inspirados nas novas bonecas. Sendo assim, o site ganhou um novo jogo de salão de beleza, onde as usuárias podiam escolher uma das quatro protagonistas da série — Barbie, Chelsea, Madison ou Nolee — para produzir.


5. Dazzling Nails

Outro jogo relacionado a beleza, o "My Scene: Dazzling Nails" permitia que as jogadoras brincassem de manicure, escolhendo o formato e as cores das unhas, além de acessórios, como anéis e nail arts.


6. Room Makeover

Em "Room makeover", a jogadora deveria escolher um ambiente para decorar, sendo as opções disponíveis o quarto da personagem ou o local para um evento. O jogo oferecia várias temáticas para seguir e opções de decoração — possibilitando uma infinidade de combinações.


6. Give Ken a Hot New Look!

E para fechar os jogos de transformação, não poderia faltar o Ken — o principal acessório da Barbie. Em "Give Ken a Hot New Look", era possível escolher desde o cabelo e roupas até personalidade, profissão e estilo musical favorito do boneco.


7. A Princesa e a Plebeia — Storybook Adventures

Neste formato, o objetivo era completar corretamente os desenhos das páginas para acompanhar a história do longa “A Princesa e a Plebeia”, lançado em 2004. Por se tratar de um musical, após preencher os adesivos corretamente, a música da cena descrita tocava automaticamente.


8. Barbiegirls.com.br

O experimento mais ousado da Mattel para os jogos da Barbie com certeza foi a plataforma BarbieGirls.com. O ambiente virtual permitia que as jogadoras criassem seus próprios avatares, além de realizar atividades em comunidade, visitar os apartamentos umas das outras e interagir com frases limitadas.

Em uma mecânica similar a do Clube Penguim, o jogo virtual da Barbie também oferecia a opção de se tornar VIP e ter acesso a recursos exclusivos. Para isso, era preciso adquirir uma boneca Barbie Girl — que possuía um dispositivo MP3 player no formato do avatar.

Como a Barbie mudou os jogos online?

O primeiro site da Barbie foi lançado em 1997, mas funcionava apenas como um catálogo de curiosidades sobre os produtos, como bonecas e jogos de CD-ROM. Nessa época, o foco principal do site era para colecionadores.

O portal se tornou focado em atividades para crianças apenas a partir dos anos 2000, disponibilizando seus primeiros jogos — que se limitavam a simples puzzles e montagens. Em 2003, com a rápida evolução da tecnologia Flash, as atividades passaram a ser mais interativas. O clássico site ficou no ar até 2014.

Apesar de as temáticas serem consideradas limitadas, os jogos da Barbie foram uma grande revolução. A plataforma online foi responsável por inaugurar a categoria de “Jogos para Meninas”, que foi replicada em diversos outros sites. Por mais controverso que pareça, separar os jogos por gênero foi necessário, visto que os anúncios da época eram direcionados apenas para os meninos. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?