08/08/2023 às 08h28min - Atualizada em 08/08/2023 às 08h28min

Uepa abre oficina de Audiodescrição Estática e Livro Falado

O objetivo é qualificar pessoas de dentro e fora da comunidade acadêmica para criação e transcrição de conteúdo para pessoas cegas e de baixa visão

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Freepik
O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), iniciou nesta segunda-feira (7), a oficina de Livro Falado e Audiodescrição Estática, do Projeto Lamparina Acesa: literatura acessível, como parte das comemorações pelos 20 anos do grupo de pesquisa Culturas e Memórias da Amazônia (Cuma).

O treinamento visa qualificar pessoas de dentro e fora da comunidade acadêmica para criação e transcrição de conteúdo para pessoas cegas e de baixa visão.

Inclusão

Subprojeto do Programa Cartografias Poéticas da Amazônia, o Lamparina Acesa atua desde 2015 com ações que atendam a este público com o objetivo principal de incluir pessoas cegas no universo da literatura, principalmente a regional. “Nessa comemoração dos 20 anos, nós escolhemos unir as oficinas do livro falado e áudio descrição em um único projeto. No livro falado você trabalha com um texto escrito, e na audiodescrição se trabalha com a leitura das imagens”, explicou a coordenadora do projeto, Joana Martins.

As 25 vagas oferecidas para a oficina se esgotaram rapidamente, atendendo às expectativas da organização. “Ficamos muito felizes com a procura, pois nosso objetivo sempre é contribuir com a ampliação da acessibilidade na nossa Belém, que tanto precisa”, ressaltou.

A oficina ocorre nos dias 7, 8, 9, 21, 22 e 23 de agosto, das 18 h às 21 h, na sala do Cuma, no Campus I. O grupo de pesquisa prossegue a celebração pelas duas décadas de existência com a realização de atividades especiais a cada mês.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?