05/10/2020 às 10h31min - Atualizada em 05/10/2020 às 10h31min

Município de Canaã dos Carajás completa 26 anos de emancipação

Em 1994, a região se desmembrou de Parauapebas

Rosa Borges / Equipe Belém.com.br
Inicialmente, a área ficou conhecida com Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere). (Foto: Reprodução)
      
Canaã dos Carajás, jovem cidade do sudeste paraense, completa hoje, 5 de outubro, 26 anos de emancipação. O município surgiu a partir de um assentamento agrícola, no ano de 1982, após uma intervenção do governo federal para amenizar os conflitos pela posse de terra na região.

Inicialmente, a área ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere). Em 1994, a região se desmembra de Parauapebas e torna-se município, por meio da Lei Estadual 5.860. A denominação escolhida foi Canaã dos Carajás (Terra Prometida), em referência ao grande número de moradores evangélicos.
 
Para o candidato a vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Clevis Augusto, o município teve um desenvolvimento extraordinário com o passar dos anos. Clevis veio de Brasilândia, em Minas Gerais, para trabalhar como agricultor em 1990.
 
"Temos mais de 70 mil habitantes e muita infraestrutura, com escolas de qualidade, todos os bairros com posto de saúde e lindas praças. Temos 95% da zona urbana pavimentada, com abastecimento de água e rede de esgoto, além de todas as vilas com infraestrutura de qualidade. Para o futuro, esperamos que nossa cidade seja uma referência em saúde, educação, agricultura e pecuária", disse esperançoso Clevis Augusto.
 
Antonio Silva, candidato a vereador também pelo PDT, revela que foi um dos fundadores do município. "Eu fui um dos pioneiros desta cidade e só tenho que parabenizar Canaã pelos seus 26 anos e seu desenvolvimento para o qual colaborei.Tenho orgulho de dizer que faço parte desse projeto de crescimento", afirmou.
 
Marilda Natal, candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), veio morar em Canaã em 2005, quando assumiu o cargo de procuradora do município. Desde então, não saiu mais da cidade devido ao carinho com o qual foi acolhida e aos desafios pelos quais passou em três pleitos eleitorais, quando submeteu seu nome para os cargos de prefeita e deputada estadual. 
 
"Hoje que Canaã completa 26 anos, eu tenho orgulho de dizer que faço parte há 15 anos da sua história. Fui a primeira mulher a concorrer ao cargo de prefeita, por duas vezes. No primeiro pleito, recebi uma votação expressiva. E agora em 2020, retorno a essa caminhada pois tenho um sonho de estar participando da construção dessa cidade.Temos hoje um município muito agradável, com a economia equilibrada. Por isso, quero deixar o meu legado como uma mulher que participou ativamente para a população", destaca.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?