07/06/2022 às 11h28min - Atualizada em 07/06/2022 às 11h28min

Belém inicia busca por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

O cadastramento de usuários é fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
O cadastramento é necessário para ter acesso aos serviços do SUS. (Foto: Divulgação)

 

                                                                                                                        
A Prefeitura de Belém inicia, nesta terça-feira (7), inicia uma nova etapa da campanha Cadastra Belém. Uma grande força-tarefa será montada, com a participação de 60 estudantes da área da saúde, mais os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias, que já trabalham no projeto. O lançamento dessa fase ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas.


No fim de abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) levou a ação da campanha Cadastra Belém a dez unidades da rede. O trabalho foi feito com o apoio de ACS e agentes de endemias, que, ao lado de trabalhadores das próprias unidades, se engajaram em mais um esforço coletivo pela busca ativa de usuários.

Início

O cadastramento de usuários, iniciado pela prefeitura em 2021, é fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços como consultas, atendimento multiprofissional, vacinação e acompanhamento de pré-natal, diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, entre outros, oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e USF em Belém.

Quando esse trabalho foi iniciado, em 2021, Belém tinha apenas 150 mil usuários cadastrados. No fim de 2021, a Sesma havia registrado 440 mil usuários do SUS em Belém. A meta é chegar a 650 mil cadastros. Segundo o Departamento de Ações em Saúde da Sesma, essa é uma nova campanha, pois os cadastros precisam ser atualizados anualmente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?