01/07/2022 às 11h00min - Atualizada em 01/07/2022 às 11h00min

Ministério Público pede multa a prefeituras por conta de Aterro Sanitário

As prefeituras citadas são de Belém, Ananindeua e Marituba

Redação Belem.com.br
Com informações do MPPA
Um dos objetivos é definir uma solução definitiva para o gerenciamento dos resíduos sólidos de cada município. (Foto: Uchoa Silva / Ag. Belém)

                                                                                                                            
O Ministério Público do Pará (MPPA) ajuizou, nessa quinta-feira (30), um Pedido de Cumprimento de Título Executivo contra os Municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. O pedido ocorreu devido ao descumprimento das obrigações previstas sobre o funcionamento da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos de Marituba (CPTR).


Ainda em julho de 2019, um acordo foi firmado, perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), para regulamentar o funcionamento da CPTR. A medida foi adotada após os municípios alegarem a inexistência de alternativas para tratamento de resíduos em substituição ao empreendimento existente, gerenciado pela empresa Guamá Tratamento de Resíduos Ltda.

Dentre as várias obrigações assumidas pelos órgãos municipais, está a apresentação de um cronograma de metas que seriam efetivadas com o objetivo de definir uma solução definitiva para o gerenciamento dos resíduos sólidos de cada Município.

Explicação

O Ministério Público informa que os três municípios colaboraram para o não atendimento da obrigação e contribuíram para que, em 2021, a situação de crise quanto à disposição final dos rejeitos continuasse ocorrendo, colocando irresponsavelmente a população de Marituba e o meio ambiente local em grave situação de risco devido a prorrogação do funcionamento do Aterro Sanitário.

Multa

O MPPA requer o aumento da multa, inicialmente prevista em R$10 mil, pois considera o valor insuficiente devido a inércia diante de uma situação tão grave e complexa, estabelecendo o valor de R$100 mil aos municípios por descumprimento de obrigação judicial e os decorrentes danos causados ao meio ambiente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?