20/07/2022 às 12h00min - Atualizada em 20/07/2022 às 12h00min

Belo Sun mantém licenças ambientais após decisão do TJE-PA

Na decisão, não foi identificado caráter de urgência

Redação Belem.com.br
Sérgio Chene - Ascom
O processo de licenciamento ambiental terá seu curso normalizado na Semas. (Foto: Divulgação)

                                                       
No final da noite desta segunda-feira (18), o Tribunal de Justiça do Estado, em despacho assinado pela presidente daquele poder, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, suspendeu os efeitos da decisão de primeiro grau, decretada em maio pela Justiça, em Altamira, referentes às licenças ambientais Prévia (LP) e de Implantação (LI) do Projeto Volta Grande, de responsabilidade da empresa Belo Sun Mineração. As licenças tramitam na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Na sua decisão, o TJE -PA menciona que não identificou urgência e periculum in mora que justificasse a tomada de decisão em caráter urgente, deferindo assim o pedido de efeito suspensivo apresentado pela Belo Sun.

De acordo com presidente do Tribunal, “a alegação versada na inicial de que não foram ouvidas as comunidades afetadas, não me parece verossímil, pois da análise dos autos verifico ter havido reuniões, audiências públicas e oficinas, sempre com a participação da comunidade local direta e indiretamente envolvidas. Nem tão pouco pode-se adotar como parâmetro um estudo (relatório) feito de forma isolada, em detrimento de estudos feitos por técnicos de órgão dotado de caráter fiscalizador”.

Dessa forma, o processo de licenciamento ambiental terá seu curso normalizado na Semas. Sobre a decisão, a Belo Sun Mineração se manifestou, afirmando que "como sempre, continua à disposição das comunidades da Volta Grande, e reafirma que o projeto trará desenvolvimento, progresso e segurança para estas comunidades e região do Estado do Pará".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?