Como parte da programação do Julho Amarelo, campanha nacional instituída pela Lei nº 13.802/2019 para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove nesta quinta-feira (28), uma grande ação de mobilização alusiva ao Dia Nacional das Hepatites Virais.
O evento ocorre das 8h às 12h, no Solar da Beira, no bairro da Campina. Durante a ação, a Sesma promove uma mobilização integrada de educação em saúde, com testagem rápida e aconselhamento pós-teste para HIV, sífilis e Hepatites B e C; consulta para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); consulta farmacêutica; aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, com o apoio da Escola Sistema de Ensino de Enfermagem (Sienf). Também será feita a entrega de material informativo, distribuição de preservativos e testagem para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Parcerias
Estão envolvidos na programação as equipes do Consultório na Rua (equipe Ver-o-Peso), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Belém), Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casadia) e a Referência Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais.
Sequência
Ainda como parte do Julho Amarelo a Sesma realiza, neste domingo (31), na Parada do Orgulho LGBTI+ do distrito de Mosqueiro, uma ação de educação em saúde, com distribuição de preservativos internos e externos.