23/09/2022 às 11h21min - Atualizada em 23/09/2022 às 11h21min

Semana Nacional do Trânsito alerta estudantes para os cuidados no vaivém das ruas

Escolas são fundamentais para conscientização dos futuros cidadãos no trânsito das cidades

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
A Semana Nacional do Trânsito encerra nessa sexta-feira (23). (Foto: Divulgação / Ascom)

                                                                                                                                                                         
As estatísticas em relação aos acidentes de trânsito não são nada animadoras. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes. 

Na Semana Nacional do Trânsito, que se encerra nessa sexta-feira (23), tem como objetivo incentivar a sociedade a ter um trânsito mais seguro, além , é claro, de proporcionar uma boa oportunidade para conscientizar os alunos sobre direitos e deveres do pedestre e do motorista, tornando-os aptos a se comportar bem no vaivém das ruas.

No Colégio Physics as turmas da Educação Infantil realizaram atividades focadas na educação infantil através do Projeto “Brasileirinho: Cidadão no Trânsito”. Sendo assim , as crianças aprenderam sobre algumas das principais placas de sinalização, tais como: pare, siga, faixa de pedestres, proibido estacionar e permitida a circulação de bicicletas, além de simular uma situação de trânsito do cotidiano, fazendo uso de brinquedos que trouxeram de casa, como meios de transporte.

A diretora pedagógica do Colégio Physics, Lorena Jacob, explica sobre a importância da escola nesse cenário atual. “Estimular valores apontados nos quatro pilares da educação é fundamental para a construção de uma sociedade que possa trabalhar a tolerância, responsabilidade, solidariedade e respeito no trânsito ao longo do processo de ensino e aprendizagem do aluno. São valores que, certamente, irão colaborar, para a diminuição de mortes por acidente de trânsito e que vão fazer com que o consumo de bebidas alcóolicas, excesso de velocidade, participação do motorista em rachas, sejam extintos ou insignificantes para as estatísticas”.

Comparáveis às grandes tragédias humanas, os acidentes de trânsito no mundo são responsáveis, muitas vezes, por um número de mortes maior que as guerras e os genocídios dos séculos XX e XXI. “Os dados são alarmantes. Por isso é de fundamental importância preparar esses alunos a viverem em sociedade, principalmente em relação aos cuidados no trânsito, ensinando-os sobre qual seu papel como futuro cidadão”, pontua Lorena.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?