26/09/2022 às 11h13min - Atualizada em 26/09/2022 às 11h13min

Tráfego de ônibus é liberado na ponte de Outeiro a partir de hoje (26)

A liberação ocorre a partir das 13h

Redação Belem.com.br
Com informações do Governo do Estado
A liberação é válida somente para a passagem de ônibus das linhas urbanas. (Foto: Igor Mota / O Liberal)

                                                                                                                                                                
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), anunciou, nesta segunda-feira (26), que vai liberar o tráfego de ônibus urbano na ponte do distrito de Outeiro, em Belém, a partir das 13h. A decisão foi tomada durante uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle, que envolveu os órgãos de fiscalização e da segurança pública do Estado.


A liberação é válida somente para a passagem de ônibus das linhas urbanas em razão do controle do peso dos veículos em relação ao número de passageiros, neste caso, 83 pessoas (40 sentados e 43 em pé).

Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, as operações de trânsito na ponte continuarão pelo sistema de “pare-siga”, com apoio das forças de trânsito do Estado. ” É mais uma etapa importante da liberação da ponte do Outeiro. É o Governo do Estado trabalhando para entregar, o mais breve possível, a população da capital paraense uma ponte moderna e segura”, detalhou o secretário.

Obras

A ponte está em obra de reconstrução desde o final de janeiro deste ano, quando houve a ruína de um dos apoios laterais do vão de navegação, destruído após choque com uma embarcação. A ruína do apoio desestabilizou a estrutura que precisou de imediatos reforços das vigas longarinas e o reforço do apoio 3, onde está sendo construído o mastro da nova ponte estaiada que sustentará o tabuleiro original da ponte.

De acordo com a área técnica da Setran, a liberação será possível com a finalização da viga travessa que incorporou o apoio original ao apoio destruído, garantindo a estabilidade da ponte. Além disso, no último mês de agosto, foi concluído o reforço da ponte por meio de protensão externa com cem metros de cabos de aço.

A nova ponte do Outeiro, depois de pronta, terá 2 vãos de navegação de 80 e 100 metros de largura, que permitirão a navegação em dois sentidos para reduzir o risco de impactos nos apoios de sustentação da estrutura. Estão sendo instalados, ainda, dispositivos de mitigação de danos de impacto no apoio 5 que impedirão o desabamento imediato dos tramos concorrentes diante de impactos de grande intensidade no apoio, introduzindo na estrutura de apoios da ponte equipamentos modernos que aumentarão a robustez da estrutura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?