02/11/2022 às 15h00min - Atualizada em 02/11/2022 às 15h00min

Hemopa inicia novembro com homenagens ao doador de sangue

Fundação conta com programação no começo do mês para captar novos doadores

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
A última campanha de outubro foi promovida na última segunda-feira. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                 
Em balanço divulgado nesta terça-feira (1º), a Fundação Hemopa terminou o mês de outubro com um saldo de 4.227 coletas, mantendo a regularidade do estoque de sangue. Já o cronograma de ações foi encerrado com cerca de 40 campanhas, internas e externas, realizadas ao longo desse período em parceria com instituições públicas e privadas.


A última campanha de outubro foi promovida na última segunda-feira, 31 de outubro, em parceria com o Banco do Brasil, na Avenida Presidente Vargas, até as 14h, o que resultou em 24 doações de sangue que devem beneficiar cerca de 100 pessoas. A idosa Maria do Socorro Martins da Silva, 63 anos, é doadora de repetição, e esteve fazendo sua parte da campanha na Unidade de Coleta de sangue que estava na frente do prédio do BB. “Doar sangue é doar vida, doar amor. Sou agradecida por ter condições de fazer isso. Vejo muitos apelos de pessoas para doação de sangue. Quem puder doar, faça isso para salvar muitas vidas”.

As doações de sangue são fundamentais para salvar ou melhorar a qualidade de vidas de milhares de pacientes internados na rede hospitalar ou em atendimento no Ambulatório do Hemopa. Entre eles está o pizzaiolo André Pereira da Silva, de 33 anos, que faz tratamento na instituição para anemia falciforme, que é uma doença hereditária, transmitida dos pais para os filhos, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme.

André relata que sente dores se não receber transfusão de sangue. “Após a transfusão me sinto muito melhor. O serviço do Hemopa é nota 10, principalmente pela capacitações constantes dos profissionais do local”.

O presidente do Hemocentro, Paulo Bezerra, agradeceu todos os voluntários da causa que salva vidas. “Meus parabéns e muito obrigado a todos os doadores de sangue no Pará. Estamos otimistas, que neste mês, teremos aumento no número de doações de sangue em função de nossa programação homenagem ao doador de sangue, que tem seu dia festejado em 25/11, mas a campanha será realizada todo o mês”, destacou o gestor.

A titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias, ressalta que instituições, de todas as esferas, interessadas em compor parceria para realização de campanhas (interna e externa), devem entrar em contato pelo fone: 3224-5048, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h.

Programação

No dia 03, haverá campanha externa em parceria com a Estação Cidadania de Icoaraci, de 8h às 14h, com a Unidade móvel, na  Av. Lopo de Castro, nº 78 – Cruzeiro.

No mesmo dia, haverá campanha interna na sede do hemocentro coma parceria do Clube da Tuna Luso Brasileira com grupo de doadores de sangue, a partir das 9h. Paralelamente, está agendado campanha externa na Estação Cidadania no Distrito de Icoaraci, de 8h às 14h, na rua Lopo de Castro, 78, bairro Cruzeiro.

No dia 4, de 8h às 16h, campanha em parceria com a Usina da Paz – Bengui, na  Pass: 1º de julho, nº 32 – Bengui, com a  Unidade móvel e trailer. Neste mesmo dia, haverá também na sede do Hemopa, em Belém, em parceria com o Clube do Remo, a partir das 9h. Da mesma forma, está agendado campanha interna com a Escola Falfitec, a partir das 9h. Neste mesmo dia, haverá campanha externa na Usina da Paz do Benguí, de 8h às 15h.

No dia 5, ação estratégica com o Colégio de Ensino Icoaraciense (CEI) , de 8h às 16h, na Av. Augusto Montenegro, 650- Agulha. Com a Unidade móvel, sala montada e trailer.

No dia 5, está firmada parceria com o Clube do Paysandu e com a torcida “Sangue Corinthiano”, em ação interna no Hemopa, a partir das 9h. Está programado ainda, campanha externa no Colégio Centro de Estudos de Icoaraci (CEI), de 8h às 16h, Augusto Montenegro, 650.

Para doar sangue é preciso:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 quilos;

- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

- Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

- Para quem teve Covid-19, pode  doar sangue, depois de 10 dias após a cura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?