10/11/2022 às 11h58min - Atualizada em 10/11/2022 às 11h58min

Conheça a seleção do País de Gales, a primeira "vítima" em Copas do Rei Pelé

A equipe galesa vai para a sua segunda paricipação no principal torneio de seleções do mundo

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A seleção de Gales faz protesto durante a foto oficial, por boicote ao Qatar, com relação ao regime do país aos direitos LGBTQIA+. (Foto: Twitter / País de Gales)

                                                                                                                                                               
O portal
Belem.com.br mostra, nesta quinta-feira (10), um pouco da história da seleção do País de Gales, uma quase "desconhecida" em Copas do Mundo. A equipe faz parte do Reino Unido da Grã-Bretânia e Irlânda do Norte, mas, quando se trata de competições da Fifa, o País de Gales se torna "independente" e joga com a sua própria seleção. Com isso, País de Gales, ou apenas Gales, participou de apenas uma Copa do Mundo, a edição de 1958, realizada na Suécia.

Para participar deste Mundial, a equipe galesa recebeu uma certa "ajuda". Isso porque o time não se classificou de forma direta para a Copa. O selecionado terminou em segundo lugar no seu grupo das Eliminatórias europeias. Porém, a seleção de Israel (que fica na Ásia, mas joga pela Europa), aguardava um adversário de outro continente, neste caso foi a equipe africana do Sudão, para disputar a vaga para o Mundial. Porém, o time sudanes se recusou a jogar contra Israel. Por isso, outra equipe teve que ser sorteada. A primeira opção foi a equipe da Bélgica, mas recusaram. Então, a equipe de País de Gales, então eliminada, foi recolocada na disputa. Com isso, disputou os dois jogos contra o Sudão, vencendo, as duas partidas, por 2 a 0, se classificando para a Copa do Mundo de 1958.

Na Copa, o time galês fez uma boa campanha, passando de fase e eliminando, nas oitavas de finais, a equipe da Hungria, a atual vice-campeã mundial. Nas quartas de finais, Gales enfrentou o Brasil, e perdeu por 1 a 0. Até aí, nada de "anormal". Porém, este gol brasileiro foi marcado por um rapaz franzino, com 17 anos, e pouco conhecido até então, e que marcava o seu primeiro gol em Mundiais; um tal de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. Isso mesmo, Gales foi a primeira "vítima" do Rei Pelé em Copas do Mundo.

De lá para cá, País de Gales não conseguiu mais se classificar para a Copa do Mundo, até a edição deste ano, no Qatar. Para esta, Gales ficou em segundo lugar no grupo E das Eliminatórias da Europa. Foram oito jogos, com quatro vitórias, três empates e uma derrota, com 14 gols marcados e nove sofridos. Com isso, Gales conseguiu classificação para a repescagem. O primeiro jogo foi contra a equipe da Áustria, o qual os galeses venceram por 2 a 1. 

Com a vitória, Gales foi para a última e decisiva repescagem, na qual enfrentou a seleção da Ucrânia, vencendo por 1 a 0, e conseguindo a sua classificação para a Copa do Mundo 2022.


Destaque

A atual geração de Gales conseguiu levar a seleção para duas edições da Eurocopa, em 2016 e 2020, sendo que, na primeira, conseguiu chegar ao ótimo terceiro lugar. O time tem no atacante Gareth Bale, atualmente no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, a sua grande e maior estrela. Porém, há outros bons nomes, como o do meio-campista Daniel James, do Fulham, da Inglaterra; Etham Ampadu, do Spezia, da Itália; Neco Williams, do Nottingham Forest, da Inglaterra; e Ben Davis, do Tottenham, também da Inglaterra.

Gareth Bale (ao centro) é a grande estrela da atual geração galesa. (Foto: Divulgação)

Gareth Bale (ao centro) é a grande estrela da atual geração galesa. (Foto: Divulgação)



O que esperar na Copa do Mundo 2022?


País de Gales está no grupo B, junto com Estados Unidos, Inglaterra e Irã. Com a pouca experiência em Copas, e com o largo favoritismo dos ingleses, Gales deverá brigar pela segunda posição, principalmente, com os americanos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?