10/11/2022 às 15h06min - Atualizada em 10/11/2022 às 15h06min

Conheça a seleção dos Estados Unidos, o time do "Tio Sam"

A equipe norte-americana vem com uma geração liderada por Christian Pulisic

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Os Estados Unidos contam com uma geração jovem e muito promissora. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                
O portal Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção dos Estados Unidos de futebol, ou "soccer", em território norte-americano. A seleção do Tio Sam iniciou sua trajetória em 1884, em um amistoso contra o Canadá, sendo o primeiro jogo internacional realizado fora do Reino Unido.

Em Copas do Mundo, a equipe norte-americana começou a sua trajetória desde o início da competição - literalmente. Em 1930, na primeira edição da Copa, realizada no Uruguai, a equipe participou e ficou no terceiro lugar, a melhor participação na competição. Participou da edição seguinte, em 1938, na Itália, sendo eliminada nas oitavas de final. Em 1950, jogou a Copa do Mundo no Brasil, saindo ainda na primeira fase. Depois disso, só voltou a disputar o torneio em 1990, novamente na Itália. 

Em 1994, os Estados Unidos foram o país-sede da Copa do Mundo. Na oportunidade, passaram de fase, mas foram eliminados pelo Brasil nas oitavas de final, por 1 a 0, gol marcado por Bebeto. Os Yankees, como são conhecidos, jogaram todas as outras edições seguintes da Copa do Mundo, exceto a de 2018, na Rússia, para a qual não coneguiram a classificação.

O Estados Unidos também participaram da Copa das Conferações, sendo terceiro lugar duas vezes (1992 e 1999) e vice-campões em 2009, perdendo a final para o Brasil, na África do Sul. 

Na Copa América, os americanos jogaram quatro vezes, chegando em duas oportunidades (1995 e 2016) às semifinais. Já na Copa Ouro, competição na qual participam as seleções da América Central, Caribe e América do Norte, a equipe norte-americana foi campeão sete vezes, sendo a última em 2021. Outro título que os Estados Unidos têm é da Liga das Nações da Concacaf, conquistada em 2020.


Destaques

A atual geração norte-americana conta com boas jovens promessas do futebol mundial e nomes conhecidos, como do lateral direito Segiño Dest, do Milan, da Itália; Tyler Adams, do Leeds United, da Inglaterra; Weston McKennie, da Juventus, da Itália; Josh Sargent, do Norwich City, da Inglaterra; Brenden Aaronson, do Leeds United, também da Inglaterra; e os dois nomes mais fortes da atual seleção: Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund, da Alemanha; e Christian Pulisic, do Chelsea, da Inglaterra.

A ausência mais sentida na convocação final para a Copa do Mundo 2022 foi a do goleiro Zack Steffen, do Manchester City, mas que está emprestado ao Middlesbrough, ambos os times da Inglaterra. Steffen era um dos nomes de confiança, mas não foi chamado.


Pulisic tem apenas 24 anos, mas é o líder desta geração norte-americana. (Foto: Getty Images)

Pulisic tem apenas 24 anos, mas é o líder desta geração norte-americana. (Foto: Getty Images)



O que esperar para a Copa do Mundo 2022


Os Estados Unidos estão no grupo B, junto com Inglaterra, País de Gales e Irã. Os norte-americanos deverão brigar pela segunda vaga, junto com País de Gales. Se passar, a equipe do Tio Sam, dependendo de quais adversários enfrentar, poderá chegar até as quartas de finais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?