11/11/2022 às 15h04min - Atualizada em 11/11/2022 às 15h04min

Conheça a seleção da Polônia, a equipe do "super Lewandowski"

Os Águias Brancas vão estar no grupo C, junto com os hermanos argentinos

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Nas Copas, a Polônia foi, por duas vezes, a terceira melhor seleção. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                           
O portal
Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção da Polônia, que vai para a sua décima participação em Copas do Mundo. A Alvirrubra, como é conhecida, começou sua participação no torneio na edição de 1930, realizada na França. Na oportunidade, os poloneses passaram de fase e foram eliminados pelo Brasil, nas oitavas de finais, em um 6 a 5 para a equipe brasileira. Depois desta participação, a Polônia só voltou ao Mundial na edição de 1978, realizada na Alemanha Ocidental, quando, embalada por Grzegorz Lato e Zibgniew Boniek, teve sua melhor participação, terminando em terceiro lugar.  Na edição seguinte, na Argentina, os poloneses passaram de fase. 

Em 1982, na edição realizada na Espanha, a Polônia voltou a conseguir o terceiro lugar. Em 1986, no México, chegou até as oitavas de finais. Depois dessas participações, os Águias Brancas só voltaram à Copa em 2022, na Coreia do Sul e no Japão, ficando ainda na fase de grupos. O time conseguiu o mesmo desempenho na edição seguinte, em 2006, na Alemanha, e em 2018, na Rússia.

Com relação à Eurocopa, o selecionado começou a sua participação recentemente, em 2008, quando foi eliminada ainda na primeira fase. Na Euro seguinte, quando foi país-sede junto com a Ucrânia, os poloneses voltaram a ser eliminados na fase de grupos. Em 2012, na França, chegeram às quartas de finais. Na última edição, em 2021, foram eliminados novamente na fase de grupos.


Destaque

Sem dúvida, o grande destaque da atual geração da Polônia é o atacante Robert Lewandowski, de 34 anos, jogador do Barcelona, da Espanha. O camisa 9 é a refência do atual time. Pela seleção, Lewa soma 128 jogos, com 74 gols marcados. É o maior artilheiro disparado da seleção polonesa. Lewandowski vai para a sua segunda Copa do Mundo.

Lewandowski é a referência e o principal jogador da geração atual da Polônia. (Foto: Divulgação)

Lewandowski é a referência e o principal jogador da geração atual da Polônia. (Foto: Divulgação)



O que esperar para a Copa do Mundo 2022


A Polônia caiu em um grupo C, que é complicado. Nele, a equipe vai disputar uma das duas vagas com as seleções da Argentina, México e Arábia Saudita. Os poloneses, em teoria, vão brigar pela segunda vaga, junto com o México, já que a Arábia Saudita deverá ser o "saco de pancadas" do grupo. Pela lógica e dependendo do chaveamento da segunda fase, a seleção polonesa poderá chegar até as quartas-finais da Copa do Mundo 2022.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?