14/11/2022 às 16h01min - Atualizada em 14/11/2022 às 16h01min

Conheça a seleção do México, time do goleiro que "aparece" a cada quatro anos

A seleção mexicana já foi anfitrã duas vezes na Copa do Mundo

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A equipe mexicana tem a grande maioria dos jogadores atuando no futebol local. (Foto: Divulgação / @miseleccionmx)

                                                                                                                                                                  
O portal Belem.com.br conta um pouco da história da seleção do México, duas vezes anfitriã da Copa do Mundo. O futebol chegou ao México no início do século XX, por meio de imigrantes ingleses e espanhóis. A seleção mexicana participou da primeira edição da Copa, realizada em 1930, no Uruguai. Depois disso, só voltou a disputar o Mundial na edição do Brasil, em 1950. 

Nas edições de 1970 e 1986, nas quais foi país-sede, o México conseguiu os melhores resultados na competição, chegando às quartas de finais. Após isso, Los Aztecas, como são conhecidos, não participaram das edições de 1974, quando não conseguiu a classificação, e em 1990, na Itália, quando foi banida, por conta de um escândalo de escalação irregular de jogadores com mais de 20 anos, durante a classificatória para o Mundial da categoria em 1989. O caso foi conhecido como "O Escândalo dos Cachirules". Com o banimento, a boa geração, capitaniada pelo atacante Hugo Sánchez, não pôde chegar ao seu ápice em Copas.

Além da Copa do Mundo, o México já participou de sete Copa das Confederações, com um título, em 1999; de 24 edições da Copa Ouro, sendo campeã em 11 oportunidades; além de um título das Olimpíadas, em 2012. Participou, como equipe convidada, dez vezes da Copa América, sendo vice-campeã duas vezes.

O jogador com mais participações na seleção do México é o zagueiro Claudio Suarez, com 177 jogos. O maior artilheiro é o atacante Javier Hernandez, o "Chicharito Hernandez", com 52 gols anotados.


Destaques

Para a atual Copa do Mundo, a seleção mexicana conta com alguns jogadores conhecidos como o goleiro Guilhermo Ochoa, do América do México, que vai para a sua quarta Copa - dizem que o goleiro "aparece" só nos Mundiais, já que não tem o mesmo destaque atuando por clubes; o meio-campista e capitão da equipe, Andrés Guardado, do Betis, da Espanha; e Hirving Lozano, meia-atacante do Napoli, da Itália.

Mas, talvez a maior referência da atual geração seja o atacante Raúl Jimenez, de 31 anos, do Wolverhampton, da Inglaterra. O centro-avante, que se recuperou de uma grave lesão na cabeça, estreou pela seleção profissional em 2013. De lá para cá, são, até o momento, 97 jogos com 30 gols marcados. O atual técnico da equipe nacional é o argentino, Gerardo Martino, mais conhecido como Tata Martino, que tem passagens pelas seleções da Argentina e Paraguai, além do time do Barcelona, da Espanha. O treinador está na seleção mexicana desde 2019. 


Raúl Jimenez vai para a sua segunda Copa com os

Raúl Jimenez vai para a sua segunda Copa com os



O que esperar na Copa do Mundo 2022?


O México está no grupo C, junto com Argentina, Arábia Saudita e Polônia. A equipe mexicana brigará, em teoria, com a Polônia pela segunda vaga, mas não será nenhuma surpresa se terminar em primeiro no grupo, à frente dos Hermanos. Na segunda fase, deverá ir até, no máximo, as quartas de finais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?