16/11/2022 às 11h06min - Atualizada em 16/11/2022 às 11h06min

Conheça a seleção francesa, equipe que vai defender o título mundial

O selecionado francês sofre com o "fantasma das lesões" neste pré-Copa

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A França vem embalada após ser campeã da última Copa do Mundo e conseguiu o primeiro título na Liga das Nações. (Foto: Divulgação / Twitter Euro 2020)

                                                                                                                                                              
O portal
Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção francesa, atual campeã do mundial. A equipe joga a Copa do Mundo desde a primeira edição, em 1930, no Uruguai. Até os anos 80, os "Les Bleus", como são conhecidos, tinham participações discretas no torneio. A melhor atuação foi quando chegou ao terceiro lugar, em 1958, na Suécia. 

A virada de chave da equipe francesa aconteceu a partir das edições de 1982 e 1986, quando conseguiu o quarto e terceiro lugares, respectivamente. Nesta geração, quem se destacava era o camisa 10, Michel Platini. Pela seleção, Platini jogou por 11 anos, de 1976 a 1987, entrando em campo 72 vezes e marcando 41 gols. Michel Platini ainda foi presidente da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), de 2007 a 2015, sendo afastado e demitido por participar de um esquema de corrupção. Platini estava no time que eliminou o Brasil na Copa de 86, nos pênaltis - edição disputada o México.

Os anos 90 foram de altos e baixos para a seleção tricolor. A equipe não conseguiu classificação para as edições de 1990 e 1994, na Itália e Estados Unidos, respectivamente. Voltou à Copa em 1998, quando foi país-sede. Nesta edição, a  França conseguiu o seu primeiro título mundial, vencendo, novamente, o Brasil, por 3 a 0. Nesta geração, treinada por Aimé Jacquet, tinha nomes como do goleiro Fabián Barthez; os zagueiros Lilian Thuram e Marcel Desailly; o volante Patrick Vieira; os meio-campistas Didier Deschamps (atual técnico da França) e Laurent Blanc; o camisa 10, Zinédine Zidade; e os atacantes Thierry Henry e David Trezeguet.

Nos anos 2000, os franceses não passaram da primeira fase em 2002 (Coreia do Sul e Japão) e 2010 (África do Sul). Em 2006, na Alemanha, foram vice-campeões, perdendo a final para a Itália. No Brasil, em 2014, foram eliminados nas quartas de finais, para a seleção campeã, a Alemanha.

Além da Copa do Mundo, a França disputou a Copa das Confederações, sendo campeã em 2001 e 2003, além da Eurocopa, conquista duas vezes, em 1984, realizada na própria França, e 2000, na Bélgica e Holanda. 

Além disso, a França conseguiu o título da última edição da Nations League (Liga das Nações), contra a Espanha, em jogo disputado no estádio do San Siro, em Milão, na Itália.


Destaques

A atual geração francesa conta com ótimos nomes, como do goleiro Hugo Lloris; do zagueiro Ayot Upamecano; do lateral esquerdo Theo Hernandez; dos meio-campistas Eduardo Camavinga e Aurélien Tchouaméni; e dos atacantes Antoine Griezmann e Ousmane Dembélé. Mas, os principais nomes e referências desta geração são Kylian Mbappé e Karim Benzema, atual melhor jogador do mundo.

Apesar dos ótimos nomes, a França passa por um momento turbulento para a Copa do Qatar. Isso porque, até o momento, alguns nomes foram cortados da seleção, por conta de lesão. São os casos do goleiro Mike Magnan, do Milan; os meio-campistas N´Golo Kanté, do Chelsea, e Paul Pogba, da Juventus; e, nessa terça-feira (15), durante um treinamento da seleção, o atacante Cristopher Nkuku, do RB Leipzig, sofreu uma lesão no joelho, e teve que ser cortado. Para o lugar do atacante, foi chamado o também atacante Randal Kolo Muani, de apenas 23 anos, do Eintracht Frankfurt.


Benzema e Mbappé são as referências da atual seleção francesa. (Foto: Getty Images)

Benzema e Mbappé são as referências da atual seleção francesa. (Foto: Getty Images)



O que esperar para a Copa do Mundo 2022?


Apesar de ser a atual campeã, a França não deverá ter "vida fácil" neste Mundial. No grupo D, ao lado de Tunísia, Austrália e Dinamarca, os franceses não deverão dar "sopa para o azar" e confirmar o favoritismo. Desses adversários, a Dinamarca deverá ser a pedra no sapato da França. Se passar da fase de grupos, a França poderá chegar até as semifinais.

Os franceses ainda vão ter que brigar contra um retrospecto bem negativo. Desde 2022, as atuais seleções europeias campeãs do mundo, na edição seguinte do Mundial, não conseguiram nem passar da fase de grupos.

França - campeã (1998)  - eliminada na fase de grupos (2002)
Itália - campeã (2006) - eliminada na fase de grupos (2010)
Alemanha - campeã (2014) - eliminada na fase de grupos (2018)
França - campeã (2018) - .............


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?