16/11/2022 às 12h55min - Atualizada em 16/11/2022 às 12h55min

Segundo a Otan, míssil que atingiu a Polônia seria de origem ucraniana

O projétil teria sido disparado para defender o território da Ucrânia contra os mísseis da Rússia

Redação Belem.com.br
Duas pessoas foram atingidas e morreram na queda do míssil na Polônia. (Foto: Reprodução/Internet)
 

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, afirmou hoje que a aliança está investigando o míssil que atingiu a Polônia ontem e matou duas pessoas, mas que análises preliminares indicam que não foi um ataque proposital da Rússia e que o projétil, provavelmente, partiu da Ucrânia. "Não temos nenhum indício de que a Rússia está planejando uma ação militar contra aliados da Otan", afirmou em entrevista coletiva após uma reunião urgente com os embaixadores da organização. "Análises preliminares indicam que a explosão foi causada provavelmente por um míssil de defesa aérea ucraniano, disparado para defender o território da Ucrânia contra os mísseis da Rússia". 

O representante da aliança ressaltou, porém, que a Ucrânia não deve ser culpada. "Isso não é culpa da Ucrânia, a responsabilidade é da Rússia, por continuar essa guerra ilegal", declarou. "A Ucrânia tem direito de derrubar esses mísseis, e a Otan está preparada para situações assim, para garantir que elas não saiam do controle".

A declaração vai na mesma linha do que disse o presidente da Polônia, Andrzej Duda, que chamou a explosão de "acidente infeliz". "Não há indícios de que tenha sido um míssil disparado pela Rússia, mas há muitos indícios de que foi um míssil antiaéreo que infelizmente caiu em território polonês. Há muitos indícios de que o foguete não explodiu, mas simplesmente caiu no chão — talvez tenha havido uma explosão de combustível, mas não uma clássica explosão", disse.

Ontem, um míssil fabricado pela Rússia caiu em Przewodow, na região da fronteira da Polônia com a Ucrânia, matando duas pessoas. Havia temores de que a explosão causasse uma escalada no conflito do leste europeu, já que a Polônia é membro da Otan. A aliança militar do ocidente tem um artigo de defesa coletiva, que diz que um ataque contra um país da Otan atinge todos os membros da organização, e permitiria que potências militares, como os Estados Unidos, se envolvessem na guerra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?