16/11/2022 às 14h44min - Atualizada em 16/11/2022 às 14h44min

Conheça a seleção da Tunísia, time de um maranhense ex-Moto Club

O seleção também é a primeira, continente africano, a ganhar um jogo de Copa

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A equipe da Tunísia vai se basear na coletividade para conseguir fazer boa campanha na Copa. (Foto: Reprodução / Instagram)

                                                                                                                                                                  
O portal
Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção da Tunísia, que vai, em 2022, para a sua quinta participação em Copas do Mundo. A primeira participação das Águias Brancas, como são conhecidos, foi na edição de 1978, na Argentina. Na oportunidade, a equipe ficou em um grupo com Alemanha Ocidental (bicampeã do Mundial), Polônia e México.

Durante a primeira fase, os tunisianos empataram em 0 a 0 com a Alemanha Ocidental. Perderam por 1 a 0 para a Polônia. E conseguiram vencer, por 3 a 1, o México - sendo a primeira seleção africana a vencer em Copas.

Após esta boa campanha, a Tunísia só voltou a disputar a Copa do Mundo na edição de 1998, na França. Nesta edição, a campanha da seleção foi bem abaixo do esperado. Em um grupo com Inglaterra, Colômbia e Romênia, os tunisianos perderam para os ingleses e colombianos, e empataram com os romenos, sendo eliminados ainda na fase de grupos. Apesar da campanha ruim, alguns jogadores da seleção ganharam projeção, como o brasileiro naturalizado tunisiano, Clayton, que após o Mundial, foi para o Bastia, no futebol francês. A Tunísia participaria dos Mundiais de 2002 e 2006, sem muito destaque.

Após não conseguir a classificação para as Copas de 2010 e 2014, os tunisianos foram à Copa da Rússia, em 2018. Nesta edição, a equipe perdeu os dois primeiros jogos, contra Inglaterra e Bélgica, e vencendo apenas a seleção estreante, Panamá, por 2 a 1.

Clayton saiu do Moto Club e fez carreira no futebol tunisiano e francês. (Foto: Getty Images)

Clayton saiu do Moto Club e fez carreira no futebol tunisiano e francês. (Foto: Getty Images)



Destaques

Para a Copa do Qatar, a Tunísia não tem um jogador diferenciado. Talvez o que tenha mais projeção e seja o mais perigoso é o centroavante, Wahbi Khazri, de 31 anos, jogador do Montpelier, da primeira divisão da França. Na seleção, Khazri está desde 2013, somando 42 jogos, com 14 gols. 

Na seleção, Khazri está desde 2013, somando 42 jogos, com 14 gols. (Foto: Reprodução)

Na seleção, Khazri está desde 2013, somando 42 jogos, com 14 gols. (Foto: Reprodução)



O que esperar para a Copa do Mundo 2022?

A Tunísia está no grupo D, junto com a França, Austrália e Dinamarca. Em teoria, os tunisianos vão brigar junto com os australianos para ver quem não será a pior equipe do grupo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?