17/11/2022 às 11h21min - Atualizada em 17/11/2022 às 11h21min

Conheça a seleção da Austrália, o "time intercontinental"

Os australianos vão para a sua sexta participação em Copas

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Os australianos vão para a sua sexta participação em Copas. (Foto: Divulgação / Fifa)

                                                                                                                                                                                   
O portal
Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção da Austrália, a equipe dos cangurus. A primeira vez que a equipe australiana entrou em campo foi no ano de 1922, durante uma excurssão à Nova Zelândia. Porém, apenas em 1966, na edição da Copa do Mundo, que a Austrália teva a real chance de disputar o torneio. Para isso, teria que passar por uma fase play-off, com a seleção da Coreia do Norte. Porém, muitos paises, incluindo o país-sede da Copa, a Inglaterra, não reconheciam a Coreia do Norte como nação. Por isso, o jogo fora disputado no Camboja, forte aliado norte-coreano. Mas, por pressão exterior, a vaga da Coreia teve que ser sedida para os coreanos. Com isso, a Austrália não pôde participar do torneio.

Depois de todo este imbróglio, o time australiano só conseguiu disputar a sua primeira Copa do Mundo em 1974, na Alemanha. Nesta edição, a campanha foi modesta, terminando na fase de grupos. Após isso, mais um grande hiato separou os australianos da Copa. Somente em 2006, novamente na Alemanha, a Austrália conseguiu voltar ao Mundial. Todavia, para entender como conseguiu a vaga, devemos atendar para uma situação extra-campo. 

Apesar de não disputar a Copa do Mundo, o futebol na Austrália se desenvolveu de uma forma muito boa, passando de amador para um bom nível profissional. Com isso, as partidas com a grande maioria dos pequenos paises da Oceania se tornaram muito fáceis, resultando em placares homéricos, como um 22 a 0 sobre a seleção de Tonga, e um 31 a 0 contra Samoa Americana. Por conta desta disparidade, a Federação Australiana de Futebol (FAF) entrou com um pedido para disputar jogos pelo continente asiatico, enfrentando assim seleções com nível técnico bem maior, como Japão, Coreia do Sul, Irã, entre outras. O processo foi longo e penoso, mas no final de 2005, foi aceito e, em 1º de janeiro de 2006, houve a confirmação. A partir de fevereiro do mesmo ano, a Austrália começou a participar das Eliminatórias para a Copa da Ásia de 2007.

Mas, voltando para as participações australiana em Copas do Mundo. Pois bem, como já dito, o país participou da edição de 2006. Nesta edição, a Austrália caiu no grupo no qual tinham Brasil, Croácia e Japão. O time verde e amarelo venceu o Japão por 3 a 1, perdeu para o Brasil por 2 a 0, e empatou em 2 a 2 com os croatas. Com os resultados, a Austrália passou de fase. Nas oitavas de finais, enfrentou a Itália, que seria a campeã da Copa, perdendo por 1 a 0. 

A Austrália participou de todas as edições seguintes, em 2010, 2014 e 2018, ficando sempre na fase de grupos. Para a edição do Qatar, a Austrália passou pelo play-off, vencendo, os penâltis, a seleção do Peru.


Destaques

Os grandes destaques da seleção da Austrália em sua história foram o atacante Tim Cahil e o goleiro Mark Schwarzer. Ambos somam 218 jogos pela seleção. Cahil fez 50 gols pela equipe, sendo o maior goleador da história. 

Para a Copa do Mundo 2022, talvez o principal nome da seleção seja o goleiro Mathew Ryan, de 30 anos, jogador do Copenhagen, da Dinamarca. O arqueiro mostrou bom futebol na Copa de 2014, no Brasil, conseguindo ter passagens por clubes como Valência e Real Sociedad, da Espanha; e Arsenal, da Inglaterra. Pela seleção australiana, Ryan é convocado desde 2012, somando 74 partidas. Atualmente, é o capitão do time.

A equipe australiana tem uma "curiosidade". Na convocação para a Copa 2022, três nomes chamam a atenção: Awer Mabil (Quênia), Kenau Baccus (África do Sul) e Garang Kuol (Egito). Os três são nascidos em paises africanos, mas têm a nacionalidade australiana. Inclusive, Kuol, de apenas 18 anos, é tratado como a grande promessa da atual geração da Austrália. O atacante foi comprado, recentemente, pelo Newcastle, da Inglaterra, novo time bilionário do futebol.

Kuol jogará pelo Newcastle, time que promete ser o "bicho papão" do futebol mundial. (Foto: Divulgação)

Kuol jogará pelo Newcastle, time que promete ser o "bicho papão" do futebol mundial. (Foto: Divulgação)



O que esperar para a Copa do Mundo 2022?

No grupo D, junto com França, Dinamarca e Tunísia, os australianos vão ter que buscar atuações beirando a perfeição para buscar a segunda vaga contra a Dinamarca. Um resultado ruim, e a classificação deverá ficar bem difícil. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?