21/11/2022 às 10h58min - Atualizada em 21/11/2022 às 10h58min

Conheça a seleção da Bélgica, a eterna promessa da Copa do Mundo

Os Diabos Vermelhos serão capitaniados por De Bruyne, Courtouis e Lukaku

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A Bélgica promete sempre, e não entrega nunca com a geração atual. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                                             
O portal
Belem.com.br mostra um pouco da história da seleção da Bélgica, que vem para a Copa do Mundo 2022 com a "geração de ouro do país". A trajetória da equipe belga começou em 1909, durante jogo contra a França, que terminou empatado em 3 a 3. No início, a Bélgica contou com ajuda de jogadores ingleses. 

A participação dos "Diabos Vermelhos", apelido que a seleção Belga carrega desde 1906, em Copas do Mundo começou na primeira edição em 1930, no Uruguai. De lá para cá, a Bélgica participou de mais 13 Mundiais, tendo, na última edição, em 2018, na Rússia, a sua melhor participação, ficando na terceira posição.

Na edição de 2002, a equipe belga enfrentou o Brasil nas oitavas de finais. A Equipe Canarinho venceu por 2 a 0. Na partida, a Bélgica marcou um gol, mal inválidado, que até hoje causa uma certa "revolta" nos belgas. Em 2018, Brasil e Bélgica voltaram a se enfrentar em Copas. Na oportunidade, os belgas puderam "se vingar" por 2002, e venceram a equipe brasileira por 2 a 1.

Em Eurocopas, a Bélgica também tem desempenhos bem razoáveis. A primeira participação foi em 1972, quando foi país-sede. Nesta edição, ficou na terceira posição. Em 1980, na Itália, foi vice-campeã, perdendo a final para a Alemanha Ocidental, por 2 a 1. Após esta participação, se classificou para mais qautro edições, ficando, no máximo, nas oitavas de finais. Em 2000, novamente foi país-sede, ao lado da Holanda.


Destaques

A Copa do Mundo 2022 talvez seja a última Copa da "geração de ouro" belga jogando em alto nível. A equipe tem nomes como o goleiro Thibaut Courtois, os meio-campistas Axel Witsel, Youri Tielemans e Kevin De Bruyne, e os atacantes Thorgan Hazard, Eden Hazard, Dries Mertens e Romelu Lukaku. Esta geração atua em Copas desde a edição do Brasil, em 2014. Desses nomes, os principais deverão ser Courtois, De Bruyne e Lukaku, que sódeverá estrear a partir da terceira rodada da fase de grupos, por conta de lesão.

Lukaku (à esquerda) e De Bruyne (à direita) são as esperanças de gols e passes da Bélgica. (Foto: Virginie Lefourd/ AFP)

Lukaku (à esquerda) e De Bruyne (à direita) são as esperanças de gols e passes da Bélgica. (Foto: Virginie Lefourd/ AFP)



O que esperar da Copa do Mundo 2022?


A Bélgica caiu no grupo F, junto com Canadá, Marrocos e Croácia. Na primeira fase, os belgas não deverão ter problemas para se classificar. O principal adversário deverá ser a Croácia. Na segunda fase, os Diabos Vermelhos poderão chegar até as quartas de finais.  
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?