28/11/2022 às 16h00min - Atualizada em 28/11/2022 às 16h00min

Ananindeua realiza 1ª Copa de Futebol Quilombola

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre eles, 90 atletas

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom Ananindeua
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre eles, 90 atletas. (Foto: Ascom Ananindeua)

                                                                                                                                                                                                                     
Marcados por resistência, união, liberdade e muito futebol, os moradores da comunidade quilombola de Ananindeua estão desde 1710 difundindo suas histórias, tradições e lutando por igualdade racial. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesse sábado (26), mês alusivo ao Dia da Consciência Negra, a 1ª Copa de Futebol Quilombola.

O torneio, que ocorreu no campo de futebol do Abacatal, no bairro do Aurá, teve como objetivo combater o racismo e promover o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares.A secretária da Semcat, Marisa Lima, ressaltou sobre a importância do evento.

“Uma das grandes marcas da gestão do prefeito doutor Daniel é sem dúvida a valorização do ser humano. De nada adianta termos estruturas, se não existir o cuidado com os cidadãos que vivem em Ananindeua, então esse evento veio para integrar, valorizar as tradições quilombolas, contar suas histórias e desafios, fomentar políticas públicas e fortalecer vínculos comunitários e familiares, além de combater o racismo que ainda existe na nossa sociedade, mostrando que todos são iguais”.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre eles, 90 atletas de dentro e fora da comunidade, como Evandro Silva, do PSG, time campeão da copa. “Nunca tinha vindo aqui no quilombo, não conhecia a comunidade, embora já tenha escutado por alto que ela existia. Foi ótimo poder vir, participar e conhecer mais sobre uma realidade e cultura que é diferente da minha. Tô feliz em poder aprender da história e sair daqui com o meu time campeão”, comentou o atleta.Durante o evento, o grupo da comunidade do Abacatal deu um show de alegria e cultura com danças tradicionais, além de roda de capoeira com o mestre Hedjohn Carvalho.

Dijael Seabra pratica capoeira há anos e contou da importância de manter viva as tradições. “Nasci e me criei aqui na comunidade quilombola. Aqui quero manter meus filhos e fortalecer nossas culturas e tradições. Desde quando minha filha era pequena eu ensino a dança e a música da capoeira pra ela. Assim como o futebol, a capoeira também é uma tradição”. 

A Copa também teve roda de conversa sobre socialização da cultura quilombola do Abacatal, com a diretora do Núcleo de Amparo Espiritual Consciência Nova, Simone Miranda, com a participação dos acadêmicos da Universidade da Amazônia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Belém, além do Conselho Tutelar de Ananindeua e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin. 

A Prefeitura Municipal reafirma o seu compromisso de incentivar a prática esportiva em Ananindeua, assim como trabalha incansavelmente pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas às comunidades quilombola, ribeirinha, Warao e aos cidadãos que vivem no centro urbano,  impulsionando o segmento e levando o município ao desenvolvimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?