19/12/2022 às 10h19min - Atualizada em 19/12/2022 às 10h19min

Navio naufraga na Tailândia e dezenas estão desaparecidos

O acidente aconteceu devido ás fortes condições climáticas

Com edição da Redação Belem.com.br
RTP
O acidente aconteceu devido ás fortes condições climáticas. (Foto: Reprodução / Twitter)

                                                                                                                                                                     
Mais de 30 militares e tripulantes estão dados como desaparecidos no naufrágio de um navio da Marinha Real Tailandesa, durante a última madrugada. O vaso de guerra estava a fazer patrulha às águas quando os ventos fortes e altas ondas no Golfo da Tailândia fizeram-no "inclinar-se bruscamente em direção à água". Os meteorologistas já tinham alertado sobre o temporal que iria atingir o Golfo da Tailândia a partir do fim de semana.

Ondas altas, ventos e chuva fortes fizeram com que a embarcação militar HTMS Sukhothai se "inclinasse bruscamente em direção à água", de acordo com o porta-voz da Marinha Pokkrong Monthatphalin, citado na publicação The Guardian.

As águas agitadas entraram nas canalizações do navio de guerra da Marinha tailandesa, que patrulhava a 32 quilómetros da costa do distrito Bang Saphan.

A água cortou a energia do navio, fazendo com que a tripulação perdesse o controlo. As imagens divulgadas pela Marinha mostram o Sukhothai a quase 60 graus em relação à água, seguindo-se a submersão total.

O exército iniciou a missão de resgate com três outros navios e dois helicópteros, alcançando o Sukhothai antes de se afundar, por volta das 23h30 de domingo. Na madrugada desta segunda-feira, a Marinha disse que 78 marinheiros já tinham sido resgatados e que as corvetas e helicópteros continuavam a procurar as outras 31 pessoas, ainda na água.

"Já se passaram mais de 12 horas, mas continuaremos a procurar", declarou o porta-voz da Marinha à BBC. Acrescentou que 11 tripulantes já estavam a ser tratados num hospital local, enquanto outros 40 foram levados para um abrigo.

A Marinha também anunciou que está em curso uma investigação sobre a causa do desastre. "Isso raramente aconteceu na história de nossa força, especialmente com um navio que ainda está em uso ativo", sublinhou o almirante Pokkrong Monthatphalin à publicação britânica.

O primeiro-ministro Prayut Chan-o-Cha confirmou em comunicado a investigação do desastre e afirmou: "Estou a acompanhar as notícias de perto - cerca de cinco pessoas estão gravemente feridas". O HTMS Sukhothai foi construído para a marinha tailandesa nos EUA em meados da década de 1980.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?