21/03/2023 às 12h35min - Atualizada em 21/03/2023 às 12h35min

Dia Mundial da Água destaca a importância da água para a vida

A data ressalta a necessidade do cuidado e preservação dos recursos hídricos no dia a dia

Paloma Lobato
Reprodução

Seja para cozinhar, lavar roupa ou gerar energia elétrica, a água é fundamental para o funcionamento da vida e da rotina. Todos nós, seres humanos, bichos, plantas e indústrias, dependemos dela no dia a dia. Isso mostra o quanto debater sobre a preservação dos recursos hídricos é necessário em nosso dia a dia. 

 

Mesmo sabendo que cerca de 70% da superfície terrestre é composta de água, é importante ressaltar que apenas 2,5% são de água doce, ou seja, próprio para consumo. 

 

O Brasil detém 12% da água potável de todo o planeta, mas o fato é que mesmo em nosso país, a soma de lagos e rios poluídos, mudanças climáticas e o mau uso são fatores que prejudicam muito a renovação desse recurso a um longo prazo.

 

O Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22 de março, destaca a importância da água para todos os seres vivos e para as mais diversas atividades cotidianas, além de mostrar a necessidade do cuidado com esse bem tão precioso para todos. 

 

Abrir os olhos para essa problemática é uma forma de nos preocuparmos com o futuro. Afinal, sem a água todo o ambiente se desequilibra e não há forma de vida inteligente que sobreviva sem ela. 

 

Como cuidar da água no dia a dia:

 

Todos nós temos papel fundamental na conservação, proteção, desenvolvimento, e uso eficiente da água. Pensando nisso, destacamos algumas atitudes simples que podem contribuir na rotina:

 

* Fique atento a torneiras pingando 

* No chuveiro: quanto mais rápido o banho, maior a economia 

* Arejador de água para a torneira 

* Na hora de lavar a louça: limpe os resíduos antes de abrir a torneira 

* Ao dar descarga: aperte o botão adequado 

* Nas residências com piscina: priorize a limpeza em vez de substituição da água 

* Verifique constantemente a existência de vazamentos 

* Ao regar as plantas: use o regador em vez da mangueira 

* Na pia do banheiro:  abriu, usou, fechou. 

 

Água na torneira

 

Ter o abastecimento de água em casa é fundamental para as tarefas do dia a dia, como cozinhar e tomar banho, por exemplo. E quem trabalha para levar esse serviço da maioria da população paraense é a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). 

 

Dentre os 144 Municípios do Estado do Pará, a Cosanpa atua em 53 (cinquenta e três) municípios e 9 (nove) vilas. Entre as  principais metas da administração do órgão  está a captação de novos municípios para a expansão de novos negócios, além de garantir melhorias nos serviços oferecidos à população. 

 

Outro ponto importante é o fortalecimento do "Projeto de Responsabilidade Social e Educação Ambiental”, que é um dos pilares dos valores da empresa, onde fomenta projetos voltados para a preservação do

meio ambiente, visando sensibilizar a população beneficiada com os serviços de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto Sanitário, a consciência e a valorização pelo meio ambiente contribuindo dessa forma para o desenvolvimento sócio ambiental do Estado do Pará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?