As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.
Campanha
Sendo assim, o mês de julho é destinado ao alerta à população sobre essas patologias, associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. O “Julho Amarelo”, campanha instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é lembrado em 28 de julho.
Atendimento
Em Ananindeua existe o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica localizado na avenida Cláudio Sanders, número 1656, no bairro Centro. No CTA do município, é realizado diversos testes laboratoriais como de Hepatite B e C, de HIV e de Sífilis.
No Centro, além de realizar os testes, você também recebe acompanhamento e aconselhamento. E nesse mês de julho a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), está com a campanha do Julho Amarelo, onde atenta para essa prevenção e também tratamento das Hepatites.
Além do CTA de Ananindeua, a população também consegue fazer o acompanhamento e testagem em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), já que as Unidades são as portas de entrada da saúde do município.