29/09/2022 às 10h00min - Atualizada em 29/09/2022 às 10h00min

Doca de Souza Franco recebe novidades na iluminação para do Círio 2022

Neste ano, a estrutura possui 27 metros de altura, 11,60 de largura

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Brasil
Doca de Souza Franco recebe novidades na iluminação para do Círio 2022. (Foto: Divulgação / Ascom Seurb)

 

                                                                                                                                                                         
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), em 2022, oferece várias novidades na iluminação decorativa do Círio 2022, que ocorre no segundo domingo do mês de outubro. Uma estrutura é referente à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que está maior se comparada ao ano passado.

Neste ano, a estrutura possui 27 metros de altura, 11,60 de largura e permanecerá, novamente, montada em cima de um dispositivo rotacional. Milhares de led irão destacar os símbolos da estrutura, dando forma ao manto. 

Os postes da avenida também recebem a tradicional iluminação, com símbolos de estrelas, arabesco e imagem peregrina. No canal, serão instalados elementos luminosos em formato de árvores, barcos, fitas e romeiros que vão se posicionar como se estivessem navegando em direção à imagem.

O famoso túnel luminoso, que ficava na Praça Santuário, será deslocado para o local, permitindo que mais pessoas tenham acesso à iluminação.

‘’A decoração da avenida será totalmente moderna, feita em led. A tradicional imagem de Nossa Senhora de Nazaré fará um giro de 360°. O túnel vai fazer uma viagem histórica do Círio, com o tapete transparente onde todos vão ver imagens dos cartazes dos círios anteriores. Tudo pensado com muito carinho para receber esta data tão especial que está chegando’’, explica o secretário da Urbanismo, Deivison Alves.

Novidades

Outra novidade para este ano é a réplica da fachada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que será montada na avenida. A estrutura é de madeira e será completamente iluminada, além de contar com uma porta ao meio, para dar acesso ao túnel.

A Seurb quer surpreender a população de Belém apresentando também elementos luminosos que imitam a corda do Círio, os quais serão instalados nos postes ao redor do canal da Doca. 

Profissionais

Vários profissionais estão trabalhando na estrutura, incluindo marceneiros, pintores e eletricistas. Entre eles, Nagel Freire, de 45 anos, que relata com orgulho como se sente realizado ao trabalhar em uma obra que é novidade na Iluminação do Círio.

‘’Para mim é uma realização pessoal trabalhar nessa obra pela primeira vez. A minha família está orgulhosa e ansiosa para ver o resultado. O valor é mais que profissional, estou emocionado em poder participar de uma obra dessas’’, ressalta o trabalhador. 

A previsão é de que a iluminação da Doca seja inaugurada no dia 05 do próximo mês de outubro, com uma programação especial realizada pela Prefeitura de Belém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?