06/10/2022 às 10h00min - Atualizada em 06/10/2022 às 10h00min

Cerca de 12 mil agentes de segurança vão atuar nas romarias do Círio 2022

A ”Operação Círio 2022" ocorrerá neste período

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Cerca de 12 mil agentes de segurança vão atuar nas romarias do Círio 2022. (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                   
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), apresentou em coletiva de imprensa nessa quarta-feira (5), o planejamento de ações que serão realizadas de forma integrada durante a ”Operação Círio 2022”, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas durante a quadra nazarena. 


A festividade, que está em sua 230ª edição, reúne mais de dois milhões de pessoas e terá 17 ações coordenadas pela Segup, dentre elas, as 13 romarias oficiais e três eventos relacionados ao período da festividade, como: Arrastão do Pavulagem, Auto do Círio e Festa da Chiquita; além do apoio à Diretoria na “Caminhada dos Romeiros”, esta que já iniciou desde a última segunda-feira (3). 

"Os agentes de segurança já estão atuando em ações de apoio aos romeiros que chegam em caminhada e permanecerão até o dia 24 deste mês, porém obviamente no final de semana das principais procissões, que é um período com maior número de pessoas nas ruas, estaremos com o efetivo maior e com ações estratégicas. O nosso objetivo é cobrir todas as ações e garantir a segurança, desde os romeiros que vem caminhado, ou no fluvial, moto romaria, para que possamos ter a garantia da tranquilidade de todos", afirmou o titular da Segup, Ualame Machado. 

Efetivo

Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, 04 lanchas e 01 aeronave. 

Segundo o Comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Dilson Júnior, a PMPA está preparada para oferecer todo o suporte necessário a população.

"Nós temos duas principais vias: a BR-316, com várias caravanas que vem de municípios como Castanhal, Santa Izabel, e até de municípios mais distantes que utilizam a BR-316, por isso temos todos os Batalhões da região de Castanhal, Santa Izabel, Benevides, Marituba, o corredor aqui da região metropolitana, até na Almirante Barroso e a Avenida Nazaré. A  gente sempre usa o pessoal de folga para aumentar o efetivo presente sem que a gente tenha prejuízo nas cidades e na Região Metropolitana", disse o comandante da PMPA. 


 

Monitoramento - A partir de 7h da próxima sexta-feira (07), será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), na AV. Almirante Barroso, 735, em Belém, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual, além de órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações nas vias e romarias em tempo real.

CICC Móvel - Uma das novidades da Operação Círio 2022 é a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que ficará no largo do redondo, na avenida Nazaré esquina com a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro de Nazaré, em Belém.

"É importante reforçarmos que o CICC móvel irá funcionar assim como o CICC fixo, só que num ambiente dentro do cenário da operação, já que estará instalado em um perímetro do percurso. No local, os órgãos estarão também representados com toda a estrutura necessária, assim como com câmeras de segurança e monitoramento que cobre todo esse circuito, além da presença das forças policiais, o ponto de apoio das forças de segurança, então tudo isso de forma integrada irá funcionar nesse período para que possamos dar o suporte aos policiais que irão trabalhar, mas pra que a população também tenha um ponto de referência de segurança pública durante esse percurso", afirmou o titular da Segup. 

 

O equipamento integra o percurso das maiores procissões da festividade, como moto romaria, trasladação e Círio. O trajeto da festividade terá mais de 70 câmeras de segurança de videomonitoramento, sob o monitoramento dos órgãos do sistema de segurança e agências parceiras. Este acompanhamento em tempo real garante celeridade numa eventual necessidade de tomada de decisão frente a intercorrências.

Pontos de extração - Outra novidade são os pontos extração, que serão instalados nos Portos onde os barcos poderão atracar diante de qualquer incidente no trajeto do Cirio fluvial, onde estarão ambulâncias para suporte e atendimento.

Pórtico Moto Romaria - A Segup realizará a instalação de um ponto na Avenida Doca de Souza Franco, esquina da Av. Marechal Hermes, onde toda e qualquer motocicleta que tiver participando da moto romaria terá que passar pelo circuito, no qual será feita uma fiscalização seja pelas condições de trafegabilidade, os itens de segurança, documentação, e se não estiver cumprindo toda o protocolo de segurança, o motociclista não poderá passar da escadinha de segurança. 

Pontos de bloqueio

No percurso das procissões, serão interditados 55 cruzamentos desde às 6h do sábado (08), com o objetivo de garantir a segurança e o livre acesso das pessoas que participarão das romarias. 

Pontos fixos de apoio

Serão instalados 20 pontos de observação no percurso das romarias, moto romaria, trasladação e Círio, de onde será também observada toda a movimentação e, diante de qualquer emergência, a população poderá ter acesso a agentes de segurança. 

Ocorrências

A Polícia Civil reforçará o efetivo em unidade policiais para garantir o atendimento à população diante da necessidade do registro de ocorrências. "A partir de quinta-feira, e certamente que no sábado e domingo teremos um reforço extra nas Delegacias dos bairros da Cremação, São Brás, Sacramenta, Comércio e Icoaraci, garantindo o melhor atendimento a todos. Além dessas unidades que estarão atendendo as demandas, nós estaremos com equipes da Polícia Especializada por meio da Divisão de Polícia Administrativa, que estará fiscalizando poluição sonora e estabelecimentos comerciais que estiverem funcionando nesse período, além da Delegacia de Polícia Fluvial, para que tudo ocorra dentro da normalidade", enfatizou o Delegado-Geral Walter Resende. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?