07/10/2022 às 07h30min - Atualizada em 07/10/2022 às 07h30min

Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2022 é apresentado aos fiéis

Este ano, o manto foi desenhado pela ilustradora Aline Folha

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2022 é apresentado aos fiéis. (Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                           
O manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 230ª edição do Círio foi apresentado na noite dessa quinta-feira (6), após a missa das 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. O momento foi de emoção e graças para os fiéis que acompanharam a celebração pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. 


Este ano, o manto foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha. Os trabalhos começaram ainda em março. Os responsáveis pela peça, estilista e designer, são sempre escolhidos pelo casal coordenador da Festividade de Nazaré.  

"A expectativa sempre é grande, mas este ano foi maior ainda, especialmente por causa de dois anos sem Círio devido à pandemia. Então, é um louvor muito grande para Nossa Senhora de Nazaré. Foi uma emoção muito grande. Para mim foi uma bênção e uma emoção enorme ter confeccionado este manto. É uma honraria sem tamanho este momento", declarou Stela Rocha, após a apresentação.

"Quero que todos se revistam com o manto de Nossa Senhora de Nazaré nesta noite. Quero que todos, depois, reflitam sobre os temas e características do manto e de Maria. Peço para que vocês também se lembrem que o Círio é caridade, Círio é da família, é ajuda mútua. Que todos se revistam como o manto, que é a palavra de Deus", enfatizou o arcebispo.


Detalhes

O manto traz a Rosa Mística e o Lírio Mimoso representando a ternura de Nossa Senhora. Na parte posterior o símbolo central é a Rosa Mística, contornada por 12 estrelas que lembram os 12 Apóstolos do Cordeiro. A Rosa se desdobra em pétalas de amor e presença, como Maria, chamada Rosa Mística na Ladainha. 

A peça tradicional não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do Círio, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que passam uma mensagem ao público.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?