20/04/2023 às 09h44min - Atualizada em 20/04/2023 às 09h44min

Mito ou verdade: saiba seis maiores mitos sobre artrose e articulações

Na era da informação rápida e superficial, é importante que especialistas esclareçam dúvidas e mitos sobre doenças como essa

Com edição da Redação Belem.com.br
Informações da Assessoria
Freepik.com

Não são incomuns relatos de pacientes que têm artrose e ficam receosos por conta de tantas informações desencontradas sobre a doença e sobre o que podem ou não podem fazer. Mais grave ainda, na era da informação rápida e superficial, é importante que especialistas esclareçam dúvidas e mitos sobre doenças como essa.


Para trazer esse auxílio, o ortopedista (especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa) Dr. Luiz Felipe Carvalho elaborou uma lista com os seis maiores mitos sobre esse problema e as próprias articulações.


1- Quem sofreu lesão no quadril precisa parar com as atividades físicas


"Pacientes fisicamente ativos tendem a se sentir potencialmente impedidas de praticar esportes após uma lesão no quadril. Mas quando tratamos a lesão no início, a tendência é que a pessoa volte a praticar a atividade física que ela gosta. Iniciar o tratamento precoce potencializa significativamente as chances de sucesso", garantiu. 


2- Todo suplemento para artrose é benéfico


"O uso de suplementação (seja para artrose ou qualquer outra doença) deve ser realizado sob prescrição médica após análise individual do histórico de saúde do paciente. Cada caso é um caso. Os suplementos possuem suas especificações. Por isso, é indicado de acordo com cada caso de doença óssea ou articular", falou.


3- Jovens não sofrem de artrose


“Afirmar isso é totalmente errado. Embora seja mais comuns os casos entre os idosos, devido ao desgaste natural da cartilagem provocado pelo avanço da idade, os jovens também estão propensos a sofrer de artrose. Porém, é importante entender como se dá o diagnóstico. Artrose não é algo como ter ou não ter, como uma gravidez por exemplo. É um espectro, portanto, quando trata-se de um dano pequeno na cartilagem, o indivíduo irá sofrer de um desconforto persistente - sinal de alerta para buscar o ortopedista”, alertou.


4- Forçar os músculos não é recomendado para quem tem Artrose


"O reforço muscular pode ser caracterizado como um excelente recurso para quem sofre de artrose, podendo proporcionar grandes benefícios e ser listado como um cuidado preventivo. Entretanto, é necessário atentar-se à amplitude do movimento, evitando um impacto muito profundo. Ou seja, busque sempre a orientação profissional", explicou.


5- Tendência em ter Artrose é igual em homens e mulheres


"Ao entrar na menopausa, a produção do hormônio estrógeno pelo corpo da mulher diminui, o que explica a maior incidência da doença em mulheres com mais de 50 anos. Já os homens têm a tendência de desenvolverem artrose resultante da osteonecrose e do impacto articular", explicou.


6- Pessoas que sofrem de artrose vão ficar incapacitadas em algum momento


"Mitaço! Embora a Artrose não tenha cura, o diagnóstico precoce e os tratamentos adequados podem interromper a progressão da doença e garantir qualidade de vida ao paciente. O conselho é manter hábitos saudáveis, incluir a prática de atividade física regular e consultar um ortopedista caso você sinta um desconforto ou dor contínua em alguma região das articulações", finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?