29/06/2023 às 08h24min - Atualizada em 29/06/2023 às 08h24min

Hospital Regional do Sudeste do Pará realiza palestra educativa sobre Violência Obstétrica

A unidade é referência em obstetrícia de alto risco na região de integração Carajás

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou, nos dias 27 e 28 de junho, em parceria com a Coordenação Especial de Políticas Públicas para Mulher da Prefeitura Municipal de Marabá, palestras educativas para pacientes e colaboradores sobre "Violência Obstétrica".

As ações de conscientização na unidade do Governo do Pará visam aprimorar o atendimento prestado às gestantes, combatendo a violência obstétrica. Como parte dessa iniciativa foram realizadas orientações, que esclareceram os direitos das mulheres no parto, promovendo uma abordagem humanizada no cuidado obstétrico.

"Garantimos no Regional de Marabá uma assistência obstétrica de qualidade, priorizando a humanização do cuidado e buscando constantemente aprimorar nossas práticas. Trabalharemos em conjunto com outras instituições para assegurar que todas as gestantes tenham acesso a cuidados dignos, seguros e livres de violência obstétrica", declarou Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde Pública (Sespa).

Mara Venâncio, de 34 anos, da cidade de Marabá, foi encaminhada para uma consulta obstétrica no HRSP. Atualmente, ela está com 17 semanas de gravidez e ressaltou a importância dessa ação para as mulheres.

"Essas ações conscientizam as mulheres sobre seus direitos e promovem um ambiente de respeito durante o parto. Infelizmente, muitas passam por experiências traumáticas e desumanas durante esse momento tão especial. É essencial garantir que todas nós, tenhamos uma experiência positiva e respeitosa durante o processo de trazer uma nova vida ao mundo", destacou a paciente.

Arlene Pessoa da Silva, coordenadora do setor psicossocial da unidade e uma das responsáveis pela ação, ressaltou que todas os pacientes que passam por atendimentos obstétricos na instituição recebem orientações sobre o tema da violência obstétrica. 

"No HRSP priorizamos o cuidado e o respeito integral às mulheres que buscam atendimento obstétrico. Reconhecemos a importância de abordar o tema sensível da violência obstétrica e estamos comprometidos em garantir que todos profissionais sejam orientados sobre o assunto. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e empático, onde as mulheres se sintam ouvidas, respeitadas e cuidadas em todas as etapas desse momento especial", ressaltou.

Referência em Obstetrícia   

O Hospital Regional de Marabá é referência em obstetrícia de alto risco atendendo mais de 1 milhão de pessoas de 22 cidades da região. A instituição proporciona consultas ambulatoriais a gestantes e possui 04 leitos na clínica obstétrica. De janeiro a junho de 2023, a unidade atendeu 281 mulheres grávidas e realizou 33 partos de alta complexidade.

Benjamin Ferreira, diretor executivo do Hospital, reforça que a instituição tem o compromisso de proporcionar um atendimento de qualidade e especializado para gestantes com condições médicas complicadas, garantindo a segurança e o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê.

"Compreendemos a importância do pré-natal adequado e atendimento humanizado, por isso, oferecemos consultas ambulatoriais que permitem um acompanhamento completo das gestantes. Nossos profissionais de saúde estão capacitados para identificar e lidar com possíveis complicações, adotando as medidas necessárias para garantir o melhor desfecho para cada caso", explicou.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?