30/06/2023 às 09h04min - Atualizada em 30/06/2023 às 09h04min

Belém recebe 50 médicos que atuarão em vários setores da Atenção Primária de Saúde

Os profissionais fazem parte do programa "Mais Médicos", do Governo Federal

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Comus
“Essa área da Atenção Primária é muito importante, porque tanto com a prevenção, tanto com a promoção, quanto com o tratamento de baixa complexidade, é a partir da atenção básica que o usuário pode ser encaminhado para o serviço de alta complexidade, especializado”, comentou a médica Núbia Marques, de 28 anos. A profissional faz parte dos 50 médicos do programa "Mais Médicos", do Governo Federal, que reforçarão a rede municipal de saúde de Belém a partir do dia 3 de julho.

A cerimônia de acolhimento dos novos profisionais da saúde foi realizada na tarde desta quinta-feira, 29, na Sala Vicente Sales, na Fundação Cultural de Belém (Fumbel). Os médicos vão atuar em 35 unidades de Belém e dos distritos da capital, além de compor as equipes do "Consultório na Rua".

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da solenidade e destacou a importância da retomada do programa. 

"Belém está recebendo 50 médicos que vão ajudar nessa atenção básica. Feliz pela volta do programa ‘Mais Médicos’ e também por Belém ser uma das primeiras cidades contempladas. É uma decisão de vida participar do programa. O ‘Mais Médicos’ mudou a saúde nacional", destaca Edmilson Rodrigues.

Atuação em vários setores

Os 50 profissionais atuarão nas unidades de saúde, na área da Atenção Primária. Os médicos farão consulta, visita domiciliar, educação em saúde, procedimentos clínicos e educação permanente, atendendo a todos os ciclos de vida das famílias do território onde estarão inseridos, tais como: saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso, saúde do homem, planejamento reprodutivo, atenção a doenças negligenciadas, entre outros.

Parceria entre Prefeitura e governo Lula

Chamada para atuar pelo programa "Mais Médicos", Juliane Ribeiro, de 27 anos, destacou a importância de a Prefeitura de Belém e o Governo Federal fortalecerem a Atenção Primária. 

“É uma oportunidade única, não só para os pacientes, em ter o médico ali próximo em áreas que estavam realmente demandando, mas também para mim como médica, onde vou poder me profissionalizar e capacitar para atendê-los da melhor forma possível. Eu acho que a Prefeitura de Belém e o Governo Federal são ímpares na atenção primária porque fortalecendo esse setor nós conseguimos melhorar muita coisa no nosso serviço de saúde", comentou Juliane.

Início em 3 de julho

Os médicos iniciam o trabalho na segunda-feira, 3 de julho. Nesta primeira chamada, foram convocados esses 50 médicos, na segunda serão chamados mais 12, para completar as 62 vagas destinadas a Belém. 

A cidade de Belém foi um dos municípios priorizados pelo Ministério da Saúde na retomada do programa. Isso faz parte de uma estratégia da gestão municipal para intensificar a Atenção Primária e toda a rede municipal de saúde, e buscar até o final do ano preencher todas as vagas da Estratégia Saúde da Família.

Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Pedro Anaisse, é o momento de estruturar a Atenção Primária de Belém. "É um momento histórico para a saúde da nossa cidade. É um momento de estruturar da Atenção Primária, cobrindo e acolhendo a nossa população", destacou Anaisse.

As unidades de atuação dos médicos do programa: 

USF Agulha
USF Parque Guajará
USF Paracuri I
USF Paracuri II
USF Quinta dos Paricás
USF Tenoné II
USF Aeroporto
USF Carananduba
UMS Maracajá
USF Sucurijuquara
USF Fama
USF Fidélis
UMS Outeiro
USF Canal do Galo I
USF Canal do Galo II
USF Canal do Pirajá
USF CDP
USF Malvinas
USF Telégrafo
USF Vila da Barca
ENS Benguí
USF Cristo Redentor
USF Panorama XXI
USF Parque Verde
USF Pratinha I
USF Tapanã I
USF Tapanã III
UBS Portal da Amazônia
USF Radional
ESF Guamá
USF Água Cristal
UMS Águas Lindas I
USF Águas Lindas II
USF Paraíso Verde
UBS Castanheira
Equipes do Consultório na Rua.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?