18/07/2023 às 08h35min - Atualizada em 18/07/2023 às 08h35min

Especialista do HJB reforça cuidados com a pessoa idosa no verão amazônico

Geriatra do Hospital Jean Bitar, Magda Nery Mauro recomenda, entre outras ações, a atenção permanente com a hidratação por causa do calor excessivo

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Reprodução
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, entre as várias especialidades oferecidas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), está a Geriatria, profissional responsável pela assistência com a pessoa idosa que precisa redobrar os cuidados durante o “verão amazônico”, marcado por altas temperaturas na região, época escolhida por muitos para visitar as praias e balneários. Por isso, o especialista reforça que nesse período é essencial ter mais atenção com a saúde, principalmente, com pessoas acima de 60 anos.

De acordo com a geriatra, Magda Nery Mauro, da unidade hospitalar, o envelhecimento deixa todos  mais expostos a problemas de saúde como a desidratação, quedas e doenças da pele. “Sendo assim, é muito importante tomar cuidados reforçados para evitar desidratação e calor excessivo. O envelhecimento provoca a diminuição da capacidade de regular a temperatura corporal e menor quantidade de água corporal. Assim, no verão é essencial garantir acesso à quantidade adequada de água potável e ambiente fresco e arejado, usar roupas leves e evitar sair no período mais quente do dia”.

A profissional aponta também o risco de quedas, então, é melhor  evitar viagens para lugares diferentes e pouco conhecido, o que pode aumentar o risco de queda na população idosa. Por isso, a médica sugere ambientes mais seguros e livres de obstáculos como móveis ou tapetes e de superfícies perigosas molhadas e escorregadias. O uso de calçados antiderrapantes e confortáveis bem acoplados aos pés como aqueles que possuem alça no calcanhar ou os sapatos fechados são indicados. Lembrando sempre da importância de higienização dos pés diariamente para evitar lesões. 

Magda Nery segue com outras ações preventivas, como o cuidado com a pele, tendo em vista que no envelhecimento há maior tendência à pele seca e sensível para aparecimento de lesões, o que faz a exposição solar ser potencialmente prejudicial à pele de uma pessoa idosa quando não há proteção adequada. “Eu recomendo o uso e a renovação do protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, bem como uso de roupas com proteção UV, além do uso de hidratantes de pele diariamente”.

Por fim, ela destaca ainda o cuidado com a saúde mental, pois o isolamento social é um importante fator de risco para depressão, ansiedade e estresse. Por isso, é essencial manter a pessoa idosa participativa nas atividades sociais e recreativas, junto com familiares e amigos, compartilhando atividades que possam despertar o interesse como jogos, conversas e passeios.

“A época de férias é marcada pelo encontro de familiares e amigos, ocorrendo muitas vezes aglomerações dentro e fora de casa, favorecendo a disseminação de doenças transmissíveis por gotículas e aerossóis. Proteger a pessoa idosa com máscara e fazer a higienização adequada das mãos em situações de aglomeração é eficaz para reduzir o risco de contaminação" reforça a médica.

A usuária Francisca Souza, 60 anos, do Distrito de Icoaraci, estava aguardando uma consulta com a geriatra no HJB, afirma estar com os cuidados com a saúde em dia. “Toda semana na orla próxima da minha casa, faço aeróbica ao ar livre e também temos atendimento com a psicóloga. Durante o meu dia a dia, evito de comer besteiras, sair no sol forte, pegar chuva, bebo bastante água e suco de frutas que sempre faço em casa. Nesse período todo cuidado é pouco”, destacou a dona de casa.

Magda Nery alerta ainda que é  muito importante lembrar e auxiliar a pessoa idosa na organização de suas medicações em caso de viagem, bem como ter uma estratégia de acesso a consultas médicas e hospitais caso haja alguma intercorrência nesse período.

Atendimento

O HJB atende usuários idosos tanto no Ambulatório quanto nas unidades de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, a equipe multiprofissional tem atenção diferenciada com esse público, com garantia da permanência de acompanhante com esses usuários, conforme preconiza o estatuto do idoso. De janeiro a junho desse ano, o HJB realizou 552 atendimentos em geriatria.

A gerente Assistencial, a enfermeira Alexandra Santos, informou que a assistência ao usuário internado ocorre através da definição do plano terapêutico multiprofissional e acompanhamento diário dos pacientes. “Com relação ao paciente idoso, temos como ações estratégicas: orientações ao paciente e acompanhantes sobre os riscos assistenciais, como prevenção de queda, cuidados com a pele para evitar lesões, consumo adequado de alimentação e hidratação conforme recomendação médica e da nutricionista, deambulação segura, com uso de calçados adequados para se locomover”.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar dos usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais, e fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?